quarta-feira, 5 de julho de 2017

REGIÃO - BRIGADA MILITAR REGISTRA BAIXOS ÍNDICES DE CRIMINALIDADE NOS MUNICÍPIOS DA ÁREA DE RESPONSABILIDADE DO 5º R P MON

      A Brigada Militar apresenta os dados estatísticos referentes ao primeiro semestre de 2017, nos dez municípios da área de ação do 5º R P MOn.

FURTOS:
      Foram registrados pela Brigada Militar 298 casos de furto. No município de Mata, com menor incidência, houve 09 ocorrências.

ACIDENTES DE TRÂNSITO:
    Foram registrados pela Brigada Militar 294 acidentes de trânsito. No município de Santiago (sede), com maior incidência, houve 194 ocorrências. A maioria delas envolvendo automóveis.

EMBRIAGUEZ AO VOLANTE:
      Foram flagrados pela Brigada Militar 258 condutores dirigindo embriagados.

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA – LEI MARIA DA PENHA:
      Foram registrados pela Brigada Militar 171 casos de violência contra a mulher. Santiago concentrou a maioria das ocorrências (90). Os municípios com menor incidência foram: Cacequi (00), Nova Esperança do Sul (02) e Unistalda (02).

ENVOLVENDO DROGAS
      Foram registrados pela Brigada Militar 94 ocorrências envolvendo drogas.  Municípios como Capão do Cipó, Mata, e Unistalda não registraram apreensões. No entanto, Santiago concentrou a maioria dos casos (73). Também, em Santiago a principal causa de apreensão de adolescentes por ato infracional é a posse de drogas ilícitas (maconha). Na área de ação foram apreendidas 15.572,56 g de maconha, 543,5 g de cocaína e 656,24 g de crack.

      No mesmo período a Brigada Militar abordou e identificou 10.133 pessoas, abordou e fiscalizou 5.857 veículos automotores. Realizou-se 764 operações policiais.  Foram 1.116 infrações de trânsito. Destas, 475 só em Santiago. 

     As guarnições apreenderam 20 armas de fogo. São Francisco de Assis teve o maior número de apreensões (09). Crimes graves tiveram pouca incidência. Foram registrados 04 homicídios e 33 casos de roubo.


     O controle sobre os índices de criminalidade permite a Brigada Militar planejar suas ações, e reforça-las em locais com maior vulnerabilidade. O êxito atingido é fruto do planejamento estratégico, do trabalho realizado pelo efetivo e de atividades desenvolvidas em cooperação com outros órgãos de segurança pública, assim como a Polícia Civil.