segunda-feira, 24 de julho de 2017

PRIMEIRA TURMA DE OFICIAIS FEMININAS COMPLETA 30 ANOS DE FORMATURA





       Há 30 anos, a Brigada Militar formou a primeira turma de oficiais femininas. O dia 24 de julho de 1987, representa um marco na história da polícia militar feminina gaúcha. Treinadas para serem fortes e corajosas, em situações adversas, as policiais militares continuam ampliando seus horizontes e buscando especializações.

    Janete, Carmem, Sílvia, Silvana, Ana, Bianca e Cristine desafiaram a história e começaram a mudar o destino da Brigada Militar, ingressando na primeira turma de oficiais feminina da academia. A promoção das quatro primeiras tenentes-coronéis ocorreu em 2011.
 
    Desde lá, elas conquistaram espaço e já somam um efetivo de 101 oficiais femininas no Rio Grande do Sul, trazendo sensibilidade ao trabalho da instituição, que conta com um efetivo total de 2.605 mulheres. Começaram atuando em escolas, eventos e no trânsito, depois ganharam igualdade e puderam desempenhar as mesmas funções masculinas com atuações em Batalhões de Operações Especiais, Unidades e outras seções da BM.
    Segundo a comandante interina do Comando de Órgãos Especiais (COE), tenente-coronel Ana Maria Haas, “esse período serviu para fortalecer a figura da mulher na BM”. “As resistências foram vencidas e a figura da mulher está presente em todas as áreas”, concluiu.

Comunicação Social / EMBM-PM5
Texto: Sd Paola Dala Barba/ PM5

Fotos: Arquivo/ BM e Sgt Éverton Ubal/ PM5