quinta-feira, 20 de julho de 2017

EM SANTIAGO – BRIGADA MILITAR PARTICIPA DA PÁSCOA DOS MILITARES





          Nesta quarta-feira (19/07), integrantes do 5º Regimento participaram dos cultos religiosos promovidos pelo Comando da 1ª Bda C Mec, por ocasião da Páscoa dos Militares. As celebrações Católica, Evangélica e Espirita ocorreram no mesmo horário, em locais distintos.
          Uma representação do 5º R P Mon participou da celebração ocorrida na Igreja Matriz de Santiago – Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

1º Ten CVMI Fuzer, representou o 5º R P Mon

Soldado Rodrigues,representou o 5º R P Mon
Saiba mais:
         A Páscoa dos Militares é a celebração da Páscoa pelos Militares brasileiros. Ela é comemorada fora de época, por concessão da Igreja, já que, à época da II Guerra Mundial, no período da Páscoa, os militares brasileiros estavam envolvidos em missões longe de casa ou escalados para serviços e não puderam participar desta festividade religiosa. Desta forma, a Páscoa dos Militares preserva a história do final da II Guerra, quando a Força Expedicionária Brasileira (FEB) retornou ao Brasil após o período pascal. É permitido participar deste evento os segmentos católico, espírita e evangélico (cada um com uma festividade diferente), já que esta festividade tem por objetivo estimular o espírito de religiosidade e reafirmar os valores cristãos dos militares.


     A "Páscoa fora de época" existe para os Militares desde 1945 e, conforme a Portaria 14-DGP de 05/03/02 em seu Artigo 13, Inciso I, deve ser celebrada no período litúrgico pascal, ou mais tardar até 12 de outubro.