quinta-feira, 6 de julho de 2017

DICA DE SAÚDE - EM CASO DE LESÃO, É MELHOR USAR GELO OU CALOR?


Existem muitas dúvidas sobre em qual situação usar gelo (crioterapia), ou calor (termoterapia) em lesões. Esses tratamentos valem a pena e são baratos, porém muitos deixam de fazê-lo por não saber qual opção deve ser usada.

Para esclarecer essas dúvidas, podemos dizer que a Crioterapia é indicada nos casos de traumas, inflamações, ferimentos, entorses, lesões agudas (logo após a lesão) ou pós-exercícios de longa duração. O gelo tem como função fazer a vasoconstrição nos tecidos danificados, ou usados em excessos, que estão quentes, vermelhos e edemaciados (sinais flogísticos). Embora todo o processo inflamatório seja normal, e saudável para os tecidos, já que a própria inflamação contém agentes que promovem a recuperação, quando ocorre em grande quantidade, pode ser extremamente doloroso. A crioterapia é uma forma mais leve, e natural de controlar esse processo inflamatório e diminuir as dores da lesão.


A Termoterapia é indicada em casos crônicos, como problemas musculares, ou torcicolos, fibromialgia, pontos gatilhos, espasmos musculares, cólicas ou em algum momento de pré-atividade física. O calor faz vasodilatação, aumentando a circulação sanguínea local, aliviando a dor nessas situações, ajudando a relaxar e preparar os tecidos que estão danificados há mais tempo, e pode ser aplicada por períodos de 20 minutos.