quinta-feira, 22 de junho de 2017

DICA DE SAÚDE - BANDAGEM ELÁSTICA FUNCIONAL



            Muito vista nos últimos tempos, principalmente em praticantes de atividade física, e atletas de alto rendimento, a bandagem elástica funcional também conhecida por banda neuromuscular, chama atenção por suas cores e aplicações. Trata-se de uma técnica complementar utilizada exclusivamente por fisioterapeutas, para auxiliar e melhorar o tratamento do paciente, podendo ser aplicado em qualquer tipo de pessoa e de diversas formas dependendo do objetivo.

A bandagem consiste basicamente em uma faixa elástica respirável com cola especial de variáveis cores estéticas, não possuindo nenhum tipo de anti-inflamatório, ou analgésico.  Tem a função de agir através da tração e pressão exercida sobre a musculatura ou articulação, melhorando a mecânica básica cinesiológica (capacidade) do corpo humano. Ela auxilia algum movimento perdido ou diminuído, anula ou corrige algum movimento indesejado, ameniza a dor, estabiliza as articulações. Também pode drenar um edema linfático dependendo da aplicação usada, e aperfeiçoa métodos preventivos às lesões, entre outras.


            O fisioterapeuta é um profissional habilitado para aplicação da bandagem elástica funcional, sabendo as indicações e contra-indicações para cada caso.