sexta-feira, 26 de maio de 2017

PARCERIA DA BM VAI AMPLIAR PROGRAMA DE COMBATE ÀS DROGAS NAS ESCOLAS


        A Brigada Militar encaminha nova parceria para ampliar a campanha que conscientiza crianças e adolescentes contra as drogas. Ainda em fase de elaboração, o convênio com o Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região (Sindha) pretende ampliar o número de instituições de ensino atendidas. Desde 1998, o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) atendeu mais de 1,2 milhão de crianças e adolescentes em escolas do Rio Grande do Sul. 

      Para o comandante-geral da BM, Andreis Silvio Dal'Lago, o projeto foca na prevenção primária como forma de combater a violência. "A oferta do Sindha é muito bem-vinda. Agora vamos agilizar de que forma o sindicato pode participar na viabilização desse convênio", ressaltou. "Queremos ser um elemento multiplicador, oferecendo nossa colaboração para ajudar num processo que realmente faz a diferença na vida das crianças e da sociedade", acrescentou o presidente do Sindha, Henry Chmelnitsky.

      Na última semana de maio, técnicos das duas entidades se reunirão para finalizar a proposta.

Prevenção às drogas

    O Proerd é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education (D.A.R.E., na sigla em inglês) lançado em 1983. No Brasil, o programa foi adotado em 1992 pela polícia militar do Rio de Janeiro e depois utilizado em todo o país. Nele, policiais fardados, devidamente treinados e com material didático orientam estudantes em sala de aula sobre os riscos de usar drogas.

Comunicação Social - EMBM
Texto: Clelia Admar/BM
Edição: Gonçalo Valduga/Secom
Foto: Rafael Silva/ GCG

Publicação: sd Kelly Denz Motter - PM5