sexta-feira, 26 de maio de 2017

DICA DE SAÚDE - MANTENHA UM BOM CONDICIONAMENTO FÍSICO



O estilo de vida atualmente da maioria das pessoas, está norteado no sedentarismo, isso aliado ao uso crescente da tecnologia que nos cerca, leva milhares de pessoas a inatividade. Com isso, o condicionamento físico da população está bem abaixo do esperado.
Um bom condicionamento relacionado à saúde, refere-se à capacidade de seu coração, vasos sanguíneos, pulmões e músculos têm de resistir e se adaptar às tarefas diárias e ocasionais, como os desafios físicos inesperados, com um mínimo de cansaço e desconforto, melhorando assim, a qualidade de vida, e melhorando secundariamente outras funções o corpo como, o sono e a mente.

Levando em consideração de que, não ter nenhum tipo de doença, não é sinal de que você tenha saúde, o importante é começar qualquer atividade física, de maneira gradual, e progressiva, o quanto antes, e sempre auxiliado e acompanhado por um profissional especializado, já que infelizmente com o passar dos anos, somado ao sedentarismo nosso corpo acaba regredindo aos marcadores de saúde, abrindo portas para futuras patologias, como osteoporose, hipertensão arterial, artrose, fibromialgia, diabetes, aterosclerose, obesidade, entre outras.


           A organização Mundial de Saúde (OMS) nos recomenda:
Para condicionamento físico e benefícios importantes à saúde, um adulto precisa de pelo menos:
·                    Atividade de fortalecimento muscular em dois ou mais dias na semana que trabalhem todos os grupos musculares principais.
·                    E de 150 minutos semanais de exercícios físicos aeróbicos de intensidade moderada, como caminhada rápida (para pessoas com menos condicionamento físico) ou trotes/corrida leve (para pessoas com mais condicionamento físico).


       Importante frisar que, para estar bem condicionado fisicamente não necessita atividade física intensa, desgastante ou exercícios atenuantes com limiar alto, a menos que você esteja treinando para melhorar o seu rendimento. Para obter um bom condicionamento razoável, dentro dos padrões,você precisa apenas manter periodicidade semanal na prática de exercícios, sempre respeitando o seu corpo.