quinta-feira, 18 de maio de 2017

DICA DE SAÚDE - FIQUE ATENTO (A) A SUA POSTURA CORPORAL



Para manter a qualidade do trabalho, é preciso que o trabalhador esteja com a saúde em dia. É essa a função da fisioterapia do trabalho: prevenir, reabilitar e manter a saúde do trabalhador. Para isso, um dos aspectos mais levado em consideração pelo Fisioterapeuta é a ergonomia, atividade laboral e biomecânica do trabalho. Mas o que é ergonomia?

Ergonomia é adaptar o seu corpo e o seu ambiente de trabalho da maneira mais correta para realizá-lo, o objetivo é melhorar a qualidade de vida do trabalhador, evitando a manifestação de patologias musculoesqueléticas de origem ocupacional ou não, como tendinites, tenossinovites, bursites, hérnias discais, dores de cabeça, edemas de membros inferiores, entre outras.



Olhando a imagem a cima, na figura à direita podemos analisar uma correção de postura, comparado com a imagem da esquerda. Ao analisar, o fisioterapeuta estabelece correções na postura sentado, como manter a coluna lombar no encosto da cadeira, manter os cotovelos apoiados em 90° graus, joelhos semiestendidos, e pés apoiados em um suporte, fixo ou móvel, com intuito de facilitar o retorno venoso.


A ginástica laboral envolve uma série de exercícios de alongamento realizados durante o trabalho para melhorar a saúde do trabalhador. Os exercícios tanto promovem maior flexibilidade e mobilidade quanto previnem as lesões ocupacionais.


Seja ergonômico em seu trabalho, exercite-se durante tarefas e evite futuras complicações, e patologias, caso contrário procure um fisioterapeuta.   


Responsabilidade Técnica: