quinta-feira, 4 de maio de 2017

ADOTE SEU FILHO ANTES QUE UM TRAFICANTE O FAÇA



       Uma campanha, não tão recente, promovida pela Apusm (Associação dos Professores Universitários de SM), Polícia Federal e UFSM, fazia um alerta às famílias. O outdoor apresentava a frase "adote seu filho antes que um traficante o faça". Uma frase dura, mas bem próxima da realidade.

              É notável que a vida em nossas cidades, a cada dia torna-se mais agitada. Isso não pode implicar na falta de diálogo com nossos filhos.  Por essa razão a Brigada Militar, destaca a importância do diálogo entre pais e filhos. Converse muito com eles: é o melhor meio de prepará-los para uma vida adulta sadia e produtiva.

              Abaixo seguem algumas dicas importantes ajudar pais e responsáveis a lidar com o problema do consumo de drogas lícitas e ilícitas.

Recomende às crianças:

1. Para não aceitarem convites de estranhos para passear em carros, entrar em casas, terrenos ou garagens, mesmo que atraídas pela promessa de doces, chocolates, sorvetes ou refrigerantes. Esse é um recurso bastante usado por maníacos, tarados e sequestradores. Alerte-as para pedir ajuda a um poIiciaI.
2. Oriente-os para irem e voltarem das aulas em grupos. Se puder, conduza seus filhos à escola ou entregue-os a pessoas de sua confiança. Uma boa pedida é que vizinhos ou parentes se revezem na tarefa, semanalmente.
3. Tudo na vida tem sua hora, inclusive dirigir e pilotar automóveis e motos. Menor conduzindo veículos representa grande risco para si próprio, para os pais e para terceiros, principalmente se vier a envolver-se em acidentes.

FIQUE ALERTA CONTRA AS DROGAS

1. Esclarecer a seus filhos, desde a infância, sobre o mal que as drogas causam ao viciado.
2. Conquiste a confiança de seus filhos. E melhor que eles peçam um cigarro a você, do que a um "amigo" de rua.
3. Converse bastante com os professores das crianças, para saber de seu aproveitamento escolar. Acostume-se a verificar a caderneta de presença de seus filhos, para saber se não tem "matado" aulas.
4. Mas companhias conduzem ao uso de drogas e ao crime. Selecione as companhias de seus filhos e os ambientes que eles frequentam .

SINTOMAS MAIS COMUNS NO USO DE DROGAS POR ADOLESCENTES

·         Mudança brusca de conduta (irritável e nervoso).
·         Inquietação, o jovem torna-se impaciente.
·         Aquisição de tiques nervosos e cacoetes.
·         Depressão, estado de angústia e insônia.
·         Queda do aproveitamento escolar ou desistência dos estudos.
·         Uso de gíria própria do mundo da droga.
·         Isolamento (fica a maior parte do tempo no quarto, evitando contato com amigos e familiares).
·         Alteração de hábitos. O jovem passa a dormir de dia e ficar acordado a noite.
·         Existência de comprimidos, seringas, cigarros estranhos (grosseiros, embrulhados a mão), pacotinhos ou saquinhos plásticos com pó branco ou erva seca entre seus pertences.

RECONHEÇA A MACONHA E A COCAÍNA

A maconha

Erva verde e seca, geralmente apresentada como torrão (prensada, amassada), acondicionada em celofane, plástico ou jornal. Em meio a erva, existem sementes de cor marrom, polidas (parecem envernizadas) e redondas. Tem odor característico e é consumida como cigarro ou como fumo, em cachimbo.

A cocaína


Apresenta-se geralmente como um pó branco cristalizado, semelhante ao açúcar refinado, talco ou farinha de trigo. Quando colocada uma pequena quantidade desta substância na ponta da língua, sente-se gosto de remédio (éter ou iodo) e amortecimento local (língua anestesiada). É consumida através de aspirações pelo nariz ou por meio de injeções na veia.