sexta-feira, 7 de abril de 2017

EM PASSO FUNDO E MARAU - 5º R P MON E ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DE SANTIAGO VISITAM PROJETO MODELO EM VÍDEO MONITORAMENTO DE SEGURANÇA PÚBLICA



        Nesta quinta-feira (06/04) o Comando do 5º R P Mon integrou a comitiva de segurança pública que visitou as cidades de Passo Fundo e Marau.  O Major Noé Jesus da Costa, Comandante do 5º Regimento, acompanhado do Capitão Sílvio Gavioli do Amaral, Comandante do policiamento ostensivo em Santiago, viajaram com o objetivo  de conhecer dois projetos de monitoramento desenvolvidos naqueles municípios e que apresentam um resultado significativo para a segurança pública. 

     Além dos Comandantes de unidades da Brigada Militar em Santa Maria, e membros do legislativo santa-mariense, o Sr Éldrio Machado, Secretário Municipal de gestão de Santiago, fez parte da comitiva.

    A primeira visita foi na cidade de Passo Fundo, onde foram recebidos na sede da Brigada Militar e conheceram o projeto de monitoramento “Guardião” apresentado pelo empresário José Luis Turmina.  O Tenente  Coronel Ricardo Alex Hoffmann, Comandante Regional de Polícia Ostensiva Central, integrante da comitiva santa-mariense, foi o responsável por implementar o projeto “Guardião “ em Passo Fundo  quando lotado na cidade.

    Em Marau, foram recepcionados na sede da Associação Comercial Industrial, Serviços e agropecuária de Marau (ACIM). Antonio Luiz Oneda apresentou o projeto “Olho Vivo Marau”, explicando a sua aplicação, o procedimento para  arrecadação de verbas, bem como os resultados expressivos à segurança.  Segundo Oneda, gestor do projeto, desde 2013 ( data de implementação do Olho Vivo Marau) até final de dezembro de 2016,  o número de homicídios foi reduzido  em 68,6%, roubos de veículos em  31% e roubos, 28%.

Texto e foto: Colaboração de Fabiano Bohrer.
Câmara de Vereadores de Santa Maria

Adaptações: Comunicação Social do 5º R P Mon