terça-feira, 10 de janeiro de 2017

CUIDADOS AO COMPRAR PELA INTERNET

Imagem meramente ilustrativa - Retirada da internet

          O mercado de compras online cresce no país na mesma proporção que também aumentam as queixas dos consumidores quanto a falta do cumprimento de prazos, propagandas enganosas e até inexistência da empresa. Seguem alguns cuidados que devemos ter antes de comprarmos pela internet.

•   Procure comprar em lojas previamente conhecidas ou indicadas por amigos e parentes, além de pesquisar sobre sua idoneidade nos órgãos de defesa do consumidor e em sites especializados nos quais outros usuários fazem comentários sobre as empresas.

•   Faça contato telefônico prévio com a loja e verifique se ela tem endereço, telefone fixo ou filial física. Observe informações como razão social, CNPJ e confirme esses dados no site www.receita.fazenda.gov.br. Clique no link “Onde Encontro”, depois em “CNPJ/CGC” e “Emissão de Comprovante de Inscrição de Situação Cadastral”. Se o resultado for “baixada”, “cancelada” ou “inativa”, desista da compra.

•   Verifique se o site possui certificado de segurança. Basta olhar se o endereço começa com “https://” e se o cadeado está ativado (ícone amarelo em uma das extremidades da página). Clique no cadeado e observe se a informação do certificado corresponde ao endereço na barra de navegação do computador.

•    Antes de comprar, verifique os procedimentos para reclamação, devolução e troca do produto, prazo para entrega, garantia, assistência técnica, entre outros.

•   Desconfie de ofertas milagrosas e ganhos fora do comum, pois o produto pode envolver falsificação, roubo, sonegação de impostos ou estelionato.

•   Grave no computador ou imprima todos os passos da compra, tais como e-mails trocados com o fornecedor, pedido e confirmação da compra, cópia das ofertas, etc.

•   Mantenha seu computador protegido com um antivírus atualizado e procure não inserir dados de pagamentos em computadores públicos como os de lan houses.

•   O consumidor tem o direito de se arrepender da compra no prazo de sete dias a contar do recebimento do produto. Isto só é válido para compras não presenciais, ou seja, efetuadas fora do estabelecimento comercial, através da internet ou telefone.


•   Exija sempre nota fiscal.

Informações: PROCON RS