quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

LANÇAMENTO DO VERÃO PARA TODOS E 47 EDIÇÃO DA OPERAÇÃO GOLFINHO

        




As ações e serviços do governo do Estado para a temporada de verão 2016/2017 foram apresentadas no sábado (17), em Capão da Canoa, na abertura oficial do Verão para Todos. Serviços, lazer e entretenimento serão oferecidos em todo o Litoral gaúcho, dando qualidade de vida aos que viajarem durante o período. O evento teve a participação do governador José Ivo Sartori, do vice-governador José Paulo Cairoli e dos dirigentes e representantes dos mais de 15 órgãos do Estado envolvidos nas atividades. A 47ª Operação Golfinho da Brigada Militar também foi oficialmente aberta.

        Entre as novidades, está o monitoramento eletrônico de todos os acessos rodoviários para o Litoral Norte. O sistema implementado pelo Detran monitora os veículos e identifica os envolvidos em ocorrências policiais como furto, roubo ou sequestro. Em caso de irregularidades, o policiamento ostensivo é acionado para fazer a abordagem. 

        O monitoramento abrangerá sete pontos em cinco rodovias estaduais: ERS-030 (Osório-Tramandaí), ERS-407 (BR-101 em Morro Alto-Capão da Canoa), ERS-486 (Rota do Sol), ERS-040 (Viamão-Balneário Pinhal/Cidreira) e ERS-389 (Estrada do Mar).

        Outra inovação no veraneio é o Pátio Legal, que vai concentrar os veículos recuperados antes de serem periciados e devolvidos aos proprietários. É uma parceria do Detran/RS com o Instituto Geral de Perícias (IGP) e funcionará em Capão da Canoa.

        "Estamos começando mais um Verão para Todos. Serviços, lazer e entretenimento à população. E aqui agradeço a parceria de todos os órgãos, prefeituras e entidades envolvidas", afirmou o governador.

        Sartori também falou das medidas que estão sendo tomadas para reestruturar o Poder Público e combater a calamidade financeira em que o estado se encontra hoje. 

        "Temos que olhar para a frente, controlar as finanças para poder investir mais em segurança, saúde, educação, infraestrutura e políticas sociais. Essa é a caminhada que estamos plantando", destacou.

        Dando continuidade a proposta do ano passado, integra a programação do Verão para Todos o projeto Beira de Praia (parceria público-privada, através do Pró-Esporte), que em alguns fins de semana oferecerá atividades gratuitas de lazer e esportivas. Uma estrutura com cancha de futebol, vôlei e bocha, e um espaço para empréstimo de materiais esportivos como bolas, coletes, raquetes de beach tênis e frescobol estará à disposição dos veranistas nas praias de Capão da Canoa, Imbé, Tramandaí, Cidreira e Torres.

        Coordenador da Operação Verão para Todos, o vice-governador disse que a organização seguiu o que o governador Sartori vem pedindo desde o primeiro ano: "fazer mais e melhor com menos". "Com a união de esforços tenho certeza que vamos dar condições de vida e qualidade para os cidadãos que estão nas praias", salientou Cairoli.

        Sartori cumprimentou todos os órgãos presentes e acompanhou a demonstração do banho de mar de uma pessoa com deficiência em cadeira anfíbia. O projeto Praia Acessível é idealizado pela Faders Acessibilidade e Inclusão. As cadeiras estarão disponíveis em vários municípios no Litoral.

        Além do banho de mar, Sartori conheceu o trabalho que e entidade realiza com os deficientes visuais. Foi apresentado ao governador a bicicleta Tander, para duas pessoas, onde uma pessoa com visão conduz alguém de baixa visão ou sem.

Segurança Pública
        Nesta temporada, o efetivo da Segurança contará com cerca de três mil homens no Litoral Norte e Sul, e Costa Doce. O reforço inclui policiais militares, policiais civis, salva-vidas (bombeiros e civis) e técnicos do IGP. Estão previstas 329 guaritas, das quais 228 no Litoral Norte, 30 no Litoral Sul e 71 nos balneários de águas internas.

Investimentos
        O sistema de água e esgoto da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) recebeu investimentos de mais de R$ 79 milhões. Os municípios beneficiados são Capão da Canoa, Tramandaí, Torres, Palmares do Sul e Xangri-lá. Entre as obras destaca-se a execução da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Guarany, em Capão da Canoa. O investimento é de R$ 26 milhões, com previsão de execução em 24 meses. Com a obra, serão beneficiados aproximadamente 80 mil habitantes. As praias também vão contar com chuveirinhos oferecidos gratuitamente à população.
        A CEEE também investe e trabalha preventivamente durante todo o ano para que os clientes tenham qualidade de energia elétrica em todas as regiões de abrangência da companhia.

Balneabilidade
        O monitoramento da qualidade das águas em balneários e praias do estado é executado pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Será analisada a água de 87 pontos de banho no Litoral Norte, Sul e águas internas em 43 municípios. O Relatório de Balneabilidade será divulgado todas as sextas-feiras, a partir do dia 23 de dezembro, no site da Fundação.

Projeto Praia Acessível
        A Faders Acessibilidade e Inclusão disponibiliza cadeira anfíbias para que pessoas com deficiência tenham acesso à praia e ao mar. O projeto é fruto de parceria com municípios e as entidades Sesc, Sesi e Ong Caminhadores. As cadeiras estarão disponíveis nos municípios de Rio Grande (Cassino), Pelotas (Laranjal), São Lourenço do Sul, Porto Alegre (Lami), Pinhal, Cidreira, Tramandaí, Imbé, Atlântida Sul, Xangri-lá, Capão da Canoa, Arroio do Sal, Torres e Mostardas.

Turismo
        O aplicativo Turismo RS (para sistema Android e iOs) é uma maneira fácil e simples de ter informações turísticas do estado. A Secretaria do Turismo, Esporte e Lazer mantém a estrutura de Centros de Atenção ao Turista (CATs) em diversos municípios com a distribuição de materiais informativos e de serviços aos turistas. 

Outros serviços
        A unidade móvel do FGTAS/Sine vai prestar serviços de intermediação de mão de obra e renovação da Carteira de Artesão. O Procon também prestará orientações aos consumidores e entrega de material informativo. O Detran/RS promoverá, de 23 de dezembro a 24 de fevereiro, ações educativas e de orientação no trânsito, além da Operação Viagem Segura e Balada Segura.

        O Departamento de Políticas para Mulheres da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos oferecerá atendimento especializado às mulheres com o Ônibus Lilás. Será feita uma campanha de conscientização e prevenção da violência contra a mulher.
        O Departamento de Defesa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação vai realizar atividades de fiscalização de trânsito e barreiras sanitárias.

Dias das ações do projeto Beira de Praia
29/12 a 01/01 - Capão da Canoa
21 e 22/01 - Imbé
02 a 05/02 - Tramandaí
18 e 19/02 - Cidreira
25 a 28/02 - Torres 

Texto: Cassiane Osório
Edição: Gonçalo Valduga/Secom
Fotos: Soldado Raudrey Petry