segunda-feira, 21 de novembro de 2016

TECNOLOGIA NAS AVALIAÇÕES DE HABILITAÇÃO CONTRIBUIRÁ PARA TRÂNSITO MAIS SEGURO


Foto: DETRAN/RS

      A tecnologia contribui para mudanças e aprimoramento de produtos, processos e sistemas. Em se tratando de segurança no trânsito, não é à toa que autoridades do mundo todo tentam encontrar formas para tornar o trânsito um local onde a segurança seja prioridade tanto para pedestres como para condutores. No Brasil, o Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS) está investindo em novos sistemas para aumentar o controle, a confiabilidade e a transparência no processo de habilitação, visando formar motoristas preparados e conscientes.
      Além de já ter aderido ao sistema eletrônico de registro para as aulas práticas dos alunos de autoescolas, o órgão pretende implantar câmeras em todos os veículos para as avaliações, ação que já está em fase de testes em Gravataí e em Porto Alegre. A ideia é que os fiscais de prova substituam os formulários de papel por tablets, para incluir também informações de áudio e vídeo no exame.

     A previsão do Detran-RS é começar a instalar os equipamentos a partir de março de 2017 e integrar futuramente o sistema eletrônico ao controle biométrico para conferir digitais do avaliador e do candidato. A iniciativa tecnológica valerá para todas as categorias da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mas as filmagens serão feitas apenas em veículos quatro rodas, contando com duas câmeras internas, focadas no fiscal, seus pedais e no aluno, e outras duas externas, para captar imagens do trajeto em frente e do espelho retrovisor.
    Toda essa modernidade, entretanto, não excluirá a presença do examinador, que cruzará as suas informações com os registros do sensor.  O que se espera é mais tecnologia, mais preparo e mais segurança nas ruas!
Matéria: http://www.viverseguronotransito.com.br/