sexta-feira, 9 de setembro de 2016

TECNOLOGIA - Caxias do sul será a primeira cidade do Estado a informatizar Boletim de Ocorrência Policial


                Um importante projeto para informatizar o registro de Comunicações de Ocorrências Policiais (COP), Termos Circunstanciados (TC) e demais documentos operacionais confeccionados pela Brigada Militar, denominado “BRIGADA ONLINE”, será lançado no dia 9 de setembro, às 10h, no Teatro da Universidade de Caxias do Sul, durante as comemorações alusivas ao 42º aniversário do 12º BPM.

                      O 12º BPM será a primeira unidade do Estado a trabalhar com cadastramento de dados digitalizado, diretamente do local da ocorrência. Os documentos, que até então eram manuscritos e posteriormente informatizados, serão lançados por meio de um aplicativo instalado em um tablet e remetidos virtualmente ao Poder Judiciário. Com impressoras térmicas acopladas às viaturas da BM, sendo que os recibos serão impressos no momento do atendimento da ocorrência.
                   Por ser um projeto-piloto, inicialmente não serão todos os PMs que estarão com estes equipamentos, que estão sendo adquiridos numa parceria entre o Poder Judiciário (Vara de Execuções Penais), Ministério Público e BM, com recursos oriundos do próprio crime, ou seja, de valores apreendidos ou obtidos em transações penais, além de uma empresa colaboradora de Canoas responsável pelo desenvolvimento do sistema.
                     De acordo com capitão Flori Chesani Junior, um dos coordenadores do projeto, a BM está aprimorando os serviços prestados à comunidade de Caxias do Sul, pois ao realizar os registros de forma virtual, através de um aplicativo de internet, além da economia de tempo no atendimento das demandas da comunidade, haverá melhor gestão nos recursos humanos disponíveis na BM.
                     Conforme o Comandante do 12º BPM, tenente-coronel Ronaldo Buss, esta não é a primeira vez que a BM em Caxias do Sul busca a eficiência policial e lança projetos que posteriormente ganham o Estado. Exemplo disso foi lavratura de TCs e COPs pelos próprios PMs, a criação do Centro Integrado de Segurança Pública – CIOSP, o Policiamento Comunitário, a e o recebimento de denúncias pelo aplicativo WhatsApp.

Texto: Jackson Cardoso - CRPO/Serra
Fotos: Andrea Martins - 12º BPM
Publicação: Sd Paola – PM5