segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Semana Nacional de Trânsito propõe reflexão sobre papel da população para garantir a segurança viária

Semana Nacional de Trânsito
        Diariamente, muitos acidentes ocorrem em ruas e estradas do Brasil e, para mudar esse cenário, autoridades e cidadãos precisam adotar a consciência de que é preciso cada vez mais responsabilidade no trânsito. Pensando nisso, a Semana Nacional de Trânsito deste ano, que acontece entre os dias 18 e 25 de setembro, traz o tema “Década Mundial de Ações para a Segurança no trânsito – 2011/2020: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”, no intuito de incentivar condutores e pedestres a se mobilizarem também para realizar a transformação que desejam ver no trânsito.
       A contribuição de cada um é fundamental para salvar vidas que muitas vezes são perdidas em consequência de atitudes imprudentes, como falar ao celular, não utilizar o cinto de segurança, misturar álcool e direção ou não respeitar as regras de trânsito, entre outras.
        Não à toa, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) escolheu o tema “Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”, principalmente devido aos alarmantes números de acidentes no Brasil, como apontou a Cruz Vermelha no ano passado, afirmando que, anualmente, são 50 mil óbitos por ano e mais de 500 mil lesionados, representando 25 mortes para cada 100 mil habitantes. Se os órgãos de trânsito tentam encontrar soluções para evitar vítimas, seja com campanhas de conscientização como a Semana Nacional de Trânsito ou com ações de fiscalização, a população precisa se esforçar para fazer a diferença.
      A campanha deste ano quer trazer condutores e pedestres para fazer parte da mudança, mostrando que além de conscientização, o comprometimento com esse propósito deve fazer parte da rotina de todos. Autoridades de diferentes localidades do país se organizaram para levar ações e informação tanto para motoristas, como ciclistas, pedestres, crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência.
       Aproveite a Semana Nacional do Trânsito para refletir sobre o seu papel na construção de um trânsito mais seguro. Se fizermos a nossa parte, já estaremos salvando vidas!
      Durante a semana, publicaremos diariamente assuntos que possam contribuir para um trânsito mais pacífico e seguro. Acompanhe! Sua participação é muito importante nessa luta que é de todos nós.