sexta-feira, 30 de setembro de 2016

ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2016 - BRIGADA MILITAR DEFINE ESQUEMA DE SEGURANÇA PARA REGIÃO


      O esquema de segurança durante o final de semana de eleições municipais já foi definido pela Brigada Militar, através do 5º R P Mon que tem sob sua responsabilidade 10 municípios da região.

     Os municípios de São Vicente do Sul, Mata, Cacequi, Nova Esperança do Sul e Jaguari, que integram a área do 2º Esquadrão/5º R P Mon receberão reforço de policiamento com apoio do 2º BOE/SM (Batalhão de Operações Especiais).

    Em Santiago, neste sábado (01/10), a Brigada Militar e Guarda Municipal de Trânsito, atendendo a ordem judicial da 044ª Zona Eleitoral, realizarão patrulhamento das carreatas organizadas pelo Partido Progressista de Santiago e pela Coligação Somos Todos Santiago. A mesma ordem judicial define os horários para início e término das carreatas, assim como segue:

- Coligação Somos Todos Santiago -  início na Av. Padre Assis às 13h30min e término às 15h30min no mesmo local;

- Partido Progressista – início na Av. Alceu Carvalho às 16h e término às 20h, no mesmo local.

   Deve-se observar que cada uma das carreatas terá seu horário de término comunicado a Justiça Eleitoral, com tolerância de meia hora (30min) para ultimar a finalização do ato político. Não sendo respeitada a ordem judicial, incidirão os respectivos candidatos Guilherme Bonotto Bher e Eunice Catarina Bertolo Vieiro pela Coligação Somos Todos Santiago; Tiago Gorski Lacerda e Cláudio Ibanes Cardoso Erles pelo Partido Progressista de Santiago, no tipo penal descrito no art. 347 do Código Eleitoral de 1965 (Crime de desobediência).

    Considerando que as duas carreatas se realizarão no mesmo turno, para garantir a segurança dos participantes e dos cidadãos em geral, a Brigada Militar orienta que sejam obedecidas às regras gerais de trânsito, e a legislação vigente. Da mesma forma, é importante lembrar que os condutores devem:

- Respeitar os limites de velocidade;
- Respeitar a sinalização de trânsito;
- Não dirigir falando ao telefone celular;
- Que a atenção esteja volta para a circulação de trânsito;


    No dia 02/10 – eleições, também ocorrerá reforço do policiamento em Santiago e municípios sob a responsabilidade do 1º Esquadrão/5º R P Mon (Unistalda, Itacurubi, Capão do Cipó, e São Francisco de Assis). O objetivo é manter a segurança dos eleitores e do próprio pleito, antes, durante e depois da votação. Contudo a participação da comunidade é de suma importância para o trabalho dos órgãos de segurança pública.