quinta-feira, 8 de setembro de 2016

ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR RECEBE HOMENAGENS PELO SEU CENTENÁRIO



    Em 1° de março de 1916, o então Comandante-Geral da Brigada Militar, Cel Afonso Emílio Massot, com o desejo de proporcionar aos Oficiais e Subalternos da Força Estadual, meios para aperfeiçoamento profissional,  resolveu criar o Curso de Ensino.

   Após dois anos de resultado satisfatório, foi à instrução aprimorada e criado ,pelo Comandante-Geral da Corporação, o Curso de Preparação Militar (CPM), o qual passou a funcionar a partir de 14 de maio de 1918, com a duração de dois anos e meio.

   Em 06 de abril de 1936, o Governo do Estado, por Decreto n° 6.197, da mesma data, criou definitivamente o Centro de Instrução Militar. O primeiro Comandante do CIM, então oficialmente criado, foi o Major Venâncio Batista, nomeado pelo Governo do Estado em 15 de maio de 1953. 

  Atualmente, a Academia de Polícia Militar constitui-se no estabelecimento de ensino da Brigada Militar, destinado à formação, aperfeiçoamento, habilitação e especialização de Oficiais.

LEMA
"Promover o desenvolvimento profissional do aluno, através de soluções e condições qualificadas"

MISSÃO
A APM-BM/RS é um centro de ensino e pesquisa, onde estimula á reflexão, estudos, debates e análise da realidade, a formação da consciência crítica, criativa e responsável, objetivando o aprimoramento do espírito policial militar e da capacidade de liderança, dotando seus egressos de condições plenas para o correto exercício profissional.