terça-feira, 9 de agosto de 2016

EM SANTIAGO - BM UTILIZA MOTOCICLETAS PARA AGILIZAR ATENDIMENTO DE OCORRÊNCIAS

Foto: Divulgação/BM

        O 5º Regimento volta a utilizar a ROCAM (Ronda Com Uso De Motocicletas), como alternativa para reforçar o policiamento ostensivo, em Santiago. Esta modalidade foi criada com o objetivo de ampliar o alcance dos locais de patrulhamento que, pelas condições, não possibilitavam o emprego do homem a pé, ou o acesso de viaturas de quatro rodas.

      O seu sucesso foi imediato. O principal fator contribuinte para tal êxito reside na capacidade de deslocamento das motos em meio aos constantes congestionamentos na cidade, em virtude do aumento da frota de veículos circulante. Aliado ao grande poder de mobilidade, a motocicleta permite ao policial transpor inúmeros obstáculos físicos durante o percurso, tendo, por conseqüência, a redução do tempo de resposta do recebimento da ocorrência, até a chegada ao local. 


    A verificação de suspeitos e atendimento de ocorrências feito pela patrulha é complementado pela viatura de apoio. Unindo-se a agilidade da presença policial, característica da motocicleta. O policial motociclista utiliza além do armamento individual, rádio tipo HT, bastão policial, e caixas fixas a traseira da motocicleta. A rapidez do meio de transporte é diferença significativa no tempo de chegada ao local, possibilitando mais eficiência em situações emergências.