sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Capture Pokémons sem esquecer da sua própria segurança!

Créditos: Detran-RJ

           Febre mundial entre os mais aficionados em games, o aplicativo para smartphones Pokémon GO mal desembarcou no Brasil e já está sendo motivo de preocupação em relação à segurança no trânsito. Isso porque o inovador e polêmico jogo é apontado em vários países, como Estados Unidos e Irã – este recentemente baniu a ferramenta –, como a causa de muitos acidentes envolvendo jovens, inclusive com vítimas fatais.
                 Por meio da tecnologia de realidade aumentada e geolocalização, os personagens do desenho são projetados em locais reais, como ruas e estabelecimentos, para que os jogadores os capturem. E isso tem sido motivo de desatenção de muitas pessoas na hora de dirigir ou atravessar a rua. Alguns órgãos brasileiros ligaram o alerta e estão fazendo campanhas de conscientização para evitar acidentes, como o Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (DETRAN-RJ), que lançou a campanha “PokeStop”. Nela, os jogadores são convidados a se divertirem com responsabilidade ao circular pelas ruas da cidade.
                     Citando pesquisas realizadas pela Universidade de Utah, nos Estados Unidos, o DETRAN-RJ também reforça os perigos de combinar direção e celular: nesses casos, as chances de ocorrências aumentam em mais de 400%.  Ao escrever uma mensagem, por exemplo, o tempo de reação dos motoristas diminui em 35%, e os riscos são potencializados em 23 vezes.
              Por isso, ao jogar o Pokémon GO, fique atento às regras de trânsito e dos pedestres, assim como as condições das calçadas para não se machucar ou cair na via de circulação de carros.  Locais fechados e considerados seguros, como parques e calçadões, também podem ser um excelente espaço para conciliar diversão e segurança. Manter sempre o foco na direção do veículo é outra orientação de ouro para os condutores. Ou seja, se dirigir, não utilize o celular. Caso tenha filhos, procure conversar com eles sobre os riscos de uma brincadeira que pode levar a sérias consequências.
                  Aproveite a caça aos Pokémons com atenção e responsabilidade, sem descuidar da segurança!
Fonte: http://www.viverseguronotransito.com.br/