quinta-feira, 25 de agosto de 2016

BM FISCALIZA TRANSPORTE ESCOLAR NA REGIÃO


          PREOCUPADA EM GARANTIR A SEGURANÇA DOS ESTUDANTES ATENDIDOS PELO TRANSPORTE ESCOLAR A BRIGADA MILITAR INTENSIFICA A FISCALIZAÇÃO DO SERVIÇO.

        Na manhã desta quinta-feira (25/08) o Pelotão de Operações Especiais do 5º R P Mon desencadeou operação de fiscalização ao transporte escolar na região.  As ações concentraram-se nas cidades de Capão do Cipó e Itacurubi, tanto a veículos da Administração Pública como particulares.

     Foram expedidos 28 autos de infração de trânsito e 09 veículos recolhidos ao depósito do DETRAN. Em Capão do Cipó foram 03 recolhimentos, já na localidade de Carovi 02 veículos tiveram o mesmo destino. Em Itacurubi 04 veículos acabaram recolhidos.

   Dentre as principais infrações estavam: a falta de autorização para o transporte de passageiros, condutores sem o respectivo curso, veículos sem equipamento obrigatório e condutores sem os documentos de porte obrigatório. Em Itacurubi, dois veículos sequer tinham a identificação de “transporte escolar”.


SAIBA MAIS

     Para ser motorista de transporte escolar existem algumas exigências previstas pelo Código de Trânsito Brasileiro: o condutor deve possuir mais de 21 anos, Carteira de Habilitação D e, no momento do credenciamento, apresentar uma certidão de antecedentes criminais, principalmente sobre homicídio, roubo e corrupção de menores, além de passar por um curso de formação específica.

  O veículo também deve passar por vistorias semestrais.  Realizadas pelo Detran ou pelo órgão municipal de trânsito, são verificados: equipamentos obrigatórios e de segurança, como cintos para todos os ocupantes do veículo, pneus que ofereçam boas condições, extintor de incêndio, entre outros.