segunda-feira, 4 de julho de 2016

Tocha Olímpica é acompanhada por forte esquema de segurança no RS





          A Secretaria da Segurança Pública (SSP), por meio do Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI), coordena todo o esquema de segurança durante a passagem da Tocha Olímpica pelo Estado. Trata-se de uma ação integrada com a Secretária Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (SESGE), Forças Armadas, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Brigada Militar (BM) e Polícia Civil (PC).  

         O comboio conta com uma equipe de 93 profissionais: 41 do Comando Rodoviário da BM (CRBM), 27 do 1º Batalhão de Operações Especiais da BM (BOE), oito do BOE, oito do SAMU e 12 da PC. Recebe também o apoio dos efetivos dos órgãos da Segurança Pública em todos os municípios envolvidos na passagem da Tocha.

        A comitiva é acompanhada por uma das Plataformas de Observação Elevada (POE) do DCCI. O equipamento estará presente em todas as cidades de celebração, transmitindo imagens em tempo real diretamente para a Sala de Gestão do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR). Suas câmeras são equipadas com sensor térmico, que possibilita a identificação de pessoas em ambientes com ausência de luz através da temperatura corporal.

      Imagens em tempo real são transmitidas pelo sistema mobile, composto por celulares, tablets e uma viatura especial da PC, desenvolvida para monitoramento em operações policiais. Um helicóptero Batalhão de Aviação da BM (BavBM) está sendo utilizado pelo Samu.

Veja o roteiro da Tocha Olímpica:
3 de julho: Erechim e Passo Fundo
4 de julho: São Miguel das Missões, Santo Ângelo, Ijuí, Cruz Alta
5 de julho: Encantado, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Santa Maria
6 de julho: São Sepé, Caçapava do Sul, Canguçu, Rio Grande, Pelotas
7 de julho: São Lourenço do Sul, Camaquã, Guaíba, Porto Alegre
8 de julho: Canoas, Esteio, Novo Hamburgo, Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Caxias do Sul
9 de julho: Bento Gonçalves, Torres

Texto: Claiton Silva/SSP e Matheus Adami/DCCI
Edição: Secom