segunda-feira, 13 de junho de 2016

5º R P MON PARTICIPA DE SEMINÁRIO SOBRE ATUAÇÃO INTEGRADA EM SEGURANÇA DE FRONTEIRAS



        

        Aspectos de prevenção, controle e repressão dos delitos transfronteiriços estão sendo discutidos no “Seminário sobre Atuação Integrada em Segurança de Fronteiras – Patrulha Rural e Patrulha Ambiental”, realizado nesta semana (de 6 a 10/6), em Santana do Livramento.  

        O objetivo do evento é atualizar os profissionais de segurança pública que atuam nas unidades especializadas de fronteira e/ou ambiental. Busca, também, adequar a atuação dos brigadianos e demais profissionais da área às orientações decorrentes dos Programas de Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras, fortalecendo a prevenção, o controle e a repressão desse tipo de delito.

        O seminário ocorre no auditório do 2º Regimento de Polícia Montada e na sede do Centro de Treinamento de Patrulhamento Rural (CTPR) – “Coronel Balsemão”. 

        De acordo com o comandante do 1º Batalhão Ambiental da BM, major Rodrigo Gonçalves dos Santos, “o seminário representa uma excelente oportunidade de troca de experiências entre os policiais participantes, que têm utilizado até mesmo os horários de intervalo para conversar sobre os conteúdos abordados, mostrando grande interesse pelos assuntos”, disse o oficial.

        O subcomandante-geral da Brigada Militar, coronel Andreis Sílvio Dal ‘Lago, “o nivelamento proporcionado pelo seminário potencializa a ação da Brigada Militar no combate aos crimes de fronteira, especialmente o abigeato, uma vez que capacita os policiais de unidades dessas regiões e também do policiamento ambiental a atuar nesse tipo de delito”, destacou.    

        Dentre os palestrantes, que abordarão diversos assuntos nos cinco dias de discussões, estão profissionais da Brigada Militar, Federação da Agricultura do RS (Farsul), Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Polícia Federal, Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal, e secretarias de estado: do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, da Saúde, da Fazenda e da Agricultura, Pecuária e Irrigação.

Comunicação Social/EMBM
Fotos: Com Soc do 2º RPMon

Texto: Sargento Sabrina Ribas