quarta-feira, 25 de maio de 2016

BM INCLUI 178 NOVOS SOLDADOS





          A Brigada Militar iniciou na segunda-feira (23) a inclusão de 178 soldados aprovados no último concurso público, para atuar no policiamento ostensivo e no Corpo de Bombeiros. No Departamento Administrativo da BM (DA), em Porto Alegre, os novos brigadianos  apresentaram os exames toxicológicos, dados referentes da sindicância da vida pregressa e demais documentações necessárias para ingresso no serviço público.

          Visando agilizar o processo de inclusão dos novos policiais, a corporação dividiu o sistema de apresentação em cinco etapas. Na primeira parte, o candidato apresenta a um médico os exames toxicológicos; em seguida, é realizada a verificação da documentação prevista no edital. Em uma terceira estação de trabalho, um servidor do DA lança os dados dos novos servidores no sistema de Recursos Humanos (RHE), gerando um número de matrícula do servidor no Estado. 
           Na quarta etapa, o candidato recebe um ofício de apresentação que deverá ser entregue no Departamento de Ensino para início do curso de formação. Na quinta e última fase, os novos policiais são encaminhados ao setor que confecciona a carteira de identidade funcional. Segundo o major Carlos Eduardo Dorneles, "a corporação desenvolveu o processo dividido em cinco etapas, realizadas no mesmo dia, para facilitar o encaminhamento dos dados de inclusão dos servidores. Posteriormente, as informações serão validadas pela Secretaria de Modernização Administrativa e Recursos Humanos do Estado". Salientou, ainda, que "provavelmente, os novos policiais vão receber o primeiro salário na folha de pagamento já no mês de junho". 
        O ex-PM temporário e candidato aprovado no concurso, João Vitor Ramos Bustamante, natural de Uruguaiana, disse estar muito feliz e entusiasmado com o início da nova carreira. "Tenho a expectativa de ampliar conhecimentos e crescer dentro da corporação". A jovem Bruna Daneres dos Santos, de Santa Maria, disse que estudou para ingressar na Brigada Militar por ser um exemplo de instituição séria e correta. "É um momento muito feliz, sempre sonhei ingressar na carreira militar, além de lutar contra a criminalidade", ressaltou.
 
        Os novos brigadianos deverão se apresentar no Departamento de Ensino da Brigada Militar na próxima quarta-feira (25), para início do curso de capacitação, que deve durar de seis a sete meses. 

Comunicação Social / EMBM
Texto: Sd Paola Dala Barba - PM5

Foto: Éverton Ubal - PM5