terça-feira, 5 de abril de 2016

BM INTENSIFICA AÇÕES DE POLICIAMENTO NA REGIÃO

    


            Em 2016 o 5º R P Mon passou a integrar o Programa Avante, desenvolvendo ações de policiamento em toda sua área de ação.

            O Programa Avante implementado pelo Comando-Geral da Brigada Militar, procura estabelecer diretrizes estratégicas para a instituição, que irão balizar as ações de longo prazo na busca da melhoria do serviço oferecido pela BM aos cidadãos. Para que isso ocorra, foi adotada a gestão por resultados, que envolverá todos os brigadianos na busca por essa meta de qualificação.

         A Operação Avante, desencadeada pela Brigada Militar no final do mês de janeiro, já resultou em 190 prisões, apreensão de 50 armas de fogo e recolhimento de R$ 48 mil sem procedência. As ações foram realizadas em diversas regiões do estado, com a mobilização diária de efetivo direcionado exclusivamente para operação.

      As abordagens policiais qualificadas identificaram cerca de 20 mil pessoas e fiscalizaram 10 mil veículos em barreiras móveis. Ao todo, 270 veículos foram autuados por infrações de trânsito e 160 recolhidos. Os policiais militares também apreenderam 18 quilos de maconha, 1,3 mil munições, entre outros materiais.

          As operações policiais tem como foco principal o enfrentamento à crimes como tráfico de drogas, a apreensão de armas e recaptura de foragidos, seguido de abordagens policiais qualificadas nos pontos previamente determinados em barreiras dinâmicas, atuação em áreas de vulnerabilidade social, buscando coibir


         As ações são planejadas com base nos indicadores de criminalidade de cada Comando Regional e unidade, e obtidos por meio de um programa homônimo (Programa Avante), chegando-se aos dias e horários de maior incidência e priorizando o emprego dos policiais militares nesses locais e horários específicos.

SAIBA MAIS:


Para melhor atender as necessidades da sociedade, as organizações públicas necessitam estar em um constante processo de mudança, seja através do lançamento de novos serviços, na realização de modificações administrativas ou na implementação de melhorias operacionais. Neste intuito devem ser estabelecidas diretrizes estratégicas para a Instituição, as quais guiarão suas ações a longo prazo com o objetivo de sempre melhorar os serviços prestados à sociedade.

Nesse contexto, é necessária uma metodologia estruturada para possibilitar que sejam priorizadas as necessidades mais latentes e, consequentemente, sejam definidos os resultados a serem alcançados. A chave para se alcançar esses objetivos está em se criar uma cultura de gestão por resultados, implementar de forma organizada projetos e processos estratégicos, disseminar boas práticas entre órgãos da Instituição e pensar o reconhecimento do profissional frente a essas iniciativas.
Com o objetivo de implementar esta cultura na Brigada Militar, foi criado o Programa AVANTE que abrange os seguintes pilares:
1. Gestão por Resultados: Quem tem muitas prioridades acaba por não ter nenhuma. Nesse sentido, é necessário um processo estruturado que envolve toda todos os servidores para garantir o cumprimento das metas da Instituição, em outras palavras, busca-se transformar estratégias em resultados. Esse processo consiste no desdobramento e acompanhamento das metas estratégicas a serem alcançadas por todas as unidades da Instituição.
2. Processos e Projetos: A reestruturação de processos trabalha aspectos relacionados a processos, estrutura, pessoas e tecnologia, visando à melhoria do desempenho organizacional como no processo de compras e de atendimento a emergências 190. Além disso, busca-se implementar uma cultura de gestão de projetos para que esses estejam alinhados às diretrizes estratégicas da Instituição.
3. Geração de Boas Práticas: O compartilhamento de iniciativas bem sucedidas visa auxiliar as unidades da Brigada Militar no alcance das metas, estimulando e valorizando a geração e implantação de práticas de sucesso.
4. Reconhecimento do Profissional: Com esses novos instrumentos, objetiva-se valorizar as atitudes dos servidores, desenvolvendo as equipes de trabalho e reconhecendo as conquistas e resultados alcançados, por meio de elogios, comendas e medalhas.