quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Volta às aulas com segurança no trânsito


17203455
      Chegamos à época de volta às aulas e, por isso, chamamos a atenção dos pais e responsáveis sobre os cuidados que devem tomar com a segurança das crianças no trânsito. 
    É fundamental reforçar com aqueles que vão a pé ou de transporte público para o colégio a importância de prestar atenção nos sinais de trânsito e sempre atravessar na faixa de pedestres.
    Já os pais que levam seus filhos de carro devem utilizar os equipamentos especiais para aqueles menores de 7 anos e ficarem atentos para a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança mesmo no banco de trás.
    Há também as crianças que vão para a escola com o transporte escolar contratado. Nesse caso, os responsáveis devem observar se o veículo possui autorização do Detran para exercer o transporte das crianças e se o motorista possui habilitação na categoria D. Além disso, o veículo deve ter uma faixa amarela com a inscrição “ESCOLAR” em toda a extensão das partes laterais e traseira e todos os bancos devem ter o cinto de segurança em perfeitas condições de uso.
     Em julho de 2015, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou a Resolução 541 que alterou a Resolução 277, de 2008, tornando obrigatório que as vans escolares também contassem com equipamentos especiais de segurança para crianças menores de sete anos e meio. Inicialmente, a medida entraria em vigor em fevereiro deste ano, mas o Contran definiu que a fiscalização para o uso das cadeirinhas só começaria em 2017, para que os fabricantes tivessem tempo de abastecer o mercado com os dispositivos necessários.
     A medida vem gerando polêmica no setor do transporte escolar. De acordo com o deputado Hugo Leal, especialistas em segurança infantil precisam ser ouvidos para ampliar a discussão de forma a avaliar a viabilidade de estabelecer critérios claros e seguros para a implementação da exigência.

Fonte: http://www.viverseguronotransito.com.br/