terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Na estrada não circulam veículos, mas pessoas como você


estrada-e1409158936938
      Quando chega o período de férias muita gente pega a estrada sem muito planejamento. Como normalmente já sabe o destino e qual estrada pegar, não busca muitas informações sobre o trajeto, inclusive sobre os bons locais para fazer uma parada, usar um banheiro limpo, fazer um bom lanche, enfim, descansar um pouco para recuperar os reflexos e seguir em frente.
    Saber quais os bons locais onde parar é importante por várias razões. Em primeiro lugar, descansar a cada 2h de direção é muito importante para sua segurança. Além disso, a parada pode ser uma boa atração para tornar a viagem mais agradável.
    No Brasil temos algumas das melhores redes de pontos de parada do mundo. Há grandes empreendimentos que atendem centenas de ônibus por dia, têm estacionamento para mais de 500 caminhões e automóveis, empregam mais de 400 funcionários. atendendo mais de 200 mil clientes por mês.
   Por incrível que pareça para muita gente, foram nas estradas e não nos aeroportos, onde foi possível encontrar os primeiros locais com acesso gratuito a internet, cadeiras de rodas ou cardápio em braile para os deficientes físicos ou banheiros com chuveiro que permitem tomar um bom banho em plena viagem.
   Ali na parada é possível entender a realidade do caminhoneiro, que dorme numa cabine apertada e passa mais de 200 dias por ano longe da família. Observando a situação do caminhoneiro, e, quem sabe conversando com ele, quando fizer seu lanche, você mudará sua visão a respeito dessa profissão e, quando pegar a estrada novamente, provavelmente vai ultrapassar o caminhoneiro com mais respeito.
   Quando fizer sua parada, olhe em volta e você vai observar pessoas como você, que estão viajando a trabalho, passeio, com amigos, de carro, moto, van, enfim, todos querendo chegar ao destino. Às vezes até encontramos amigos na parada. Às vezes você reinicia a viagem e encontra no meio do caminho, envolvidos em acidentes, pessoas que estavam na mesma parada com você há pouco tempo.
   Enfim, a verdade é que quanto mais você olhar em volta vai perceber de que na estrada não são veículos que circulam, mas pessoas como você. E que tem muita gente trabalhando para você viajar com segurança e conforto. Por isso, dirigir com cuidado, cortesia e respeitando todos que estão envolvidos na sua viagem, é fundamental para que você e os seus cheguem ao destino com segurança e satisfeitos.
Rodolfo Alberto Rizzotto
Formado em Direito e Economia, coordena o programa de segurança nas estradas SOS Estradas e edita o site www.estradas.com.br, onde é possível acompanhar os temas de seus artigos também em arquivos de áudio, disponíveis para download.