quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

EM SANTIAGO - REGISTROS DE FURTO DIMINUEM MAIS DA METADE

   

     Todos os meses os casos de furto em Santiago ocupam a 3ª colocação na lista de ocorrências atendidas pela BM. Neste sentido um levantamento realizado pelo 5º R P Mon, apontou que em 2014 foram 567 registros (furto simples + furto qualificado + furto abigeato), no entanto em  2015  foram 206 registros, até o mês de novembro. Uma diminuição de 63 %. também este ano 51 pessoas foram presas por furto.

    Os objetos mais visados são celulares, televisões, jóias, dinheiro, bombas de chimarrão (ouro e prata), bicicletas e botijões de gás. Objetos facilmente comercializados, na maioria dos casos para alimentar a dependência de drogas ilícitas.

    Daí a importância da participação da comunidade seja em garantir a segurança de sua residência com cuidados simples e básicos, seja ao desconfiar da venda de produtos sem procedência ou de procedência duvidosa.

   Da mesma forma, é importante que as vítimas de furto busquem fazer o registro policial o mais rápido possível, tanto na Delegacia de Polícia como através da brigada Militar. Só assim as autoridades terão conhecimento do fato, e poderão adotar as providências cabíveis.

   Neste cenário também é imprescindível que tenhamos cuidados com nosso patrimônio, dentre outros:

- Ao sai de casa por longos períodos mantenha portas e janelas bem trancadas. Não informe a ninguém de sua saída, a não ser pessoas de extrema confiança.

- Guarde objetos de valor longe da vista das pessoas que passam na rua. 

- Não divulgue sua vida ou rotina familiar em redes sociais, tampouco comente com pessoas desconhecidas.

- Ao contratar um serviço, busque alguém com boas referências, e mesmo assim procure supervisionar o serviço.