terça-feira, 22 de dezembro de 2015

46ª Operação Golfinho é lançada em Capão da Canoa


      A 46ª edição da Operação Golfinho da Brigada Militar teve início neste sábado (19), com ato à beira mar de Capão da Canoa, juntamente com o lançamento do projeto Verão para Todos, do Governo do Estado. O evento contou com a presença do governador José Ivo Sartori, do vice-governador José Paulo Cairoli, do comandante-geral da Brigada Militar, coronel Alfeu Freitas Moreira, entre outras autoridades civis e militares.

     Na iniciativa do executivo estadual, serão oferecidas no litoral ações de lazer, serviços e infraestrutura, buscando melhorar a vida das milhares de pessoas que procuram as praias gaúchas durante a temporada. O projeto é resultado de um trabalho conjunto com mais de 30 órgãos do governo que uniram esforços para oferecer serviços de qualidade para as pessoas.


     Dentro da programação do Verão para Todos ocorre o projeto Beira de Praia (parceria público-privada, através do Pró-Esporte) que durante cada final de semana vai oferecer atividades gratuitas de lazer e esportivas. Uma estrutura com cancha de futebol, vôlei e bocha estará à disposição dos veranistas. Também terá um espaço para empréstimo de materiais esportivos: kit de bocha, bolas e coletes para futebol e vôlei, bola e raquete para beach tênis, e guarda-sóis.

    “Hoje estamos abrindo o Verão para Todos numa sinergia positiva. Com a convicção de que a unidade do discurso existe na prática”, salientou o governador, que citou ainda que esta é uma caminhada que está sendo plantada para que cada veraneio seja mais integrado e que todas as organizações esteja presentes.

    O vice-governador e coordenador do projeto Verão para Todos falou do esforço de todos os órgãos do Estado que se colocaram à disposição para viabilizar a operação. “O desafio deste ano era fazer mais e melhor com menos. Resolvemos inovar desta vez, com o governo entrando como articulador político sem aportar recursos. Os milhares de turistas que se deslocam ao Litoral vão encontrar nesta faixa de 622 quilômetros serviços de qualidade prestados pelo Estado.



Investimentos

       Para os meses de veraneio, haverá um reforço no policiamento, com um efetivo de mais de 3 mil homens da área de Segurança Pública (Brigada Militar, Polícia Civil e IGP). Além das ações de policiamento e do serviço de salva-vidas, a Brigada Militar terá no litoral apresentações do Grupo Teatral Brigada em Cena, os projetos Salva-vidas Mirim e Salva-vidas Master, a Escolinha ABC do Trânsito, a Banda de Música da BM e a Patrulha do Mar.

      Segundo o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Alfeu Freitas Moreira, as praias já recebem reforços de salva-vidas a partir do Natal. "A expectativa do Corpo de Bombeiros é contar, ao final dos cursos que se encerram dia 3 de janeiro, com cerca de 1.100 salva-vidas , incluindo os civis".

     Para a 46ª Operação Golfinho, estão previstas 329 guaritas, das quais 228 no Litoral Norte, 71 no Litoral Sul e 30 nos balneários de águas internas do Rio Grande do Sul.



GABINETE DO COMANDANTE-GERAL 
Assessoria de Imprensa/Clelia Admar
Fotos: Sd Everton Ubal- Pm5