terça-feira, 3 de novembro de 2015

Saiba como minimizar o ponto cego, área sem visibilidade e causadora de acidentes

retrovisor

     Você ajusta corretamente os retrovisores? Sabia que esses espelhos ajudam a evitar acidentes? Isso acontece porque eles diminuem o “ponto cego”, ou seja, a área sem visibilidade em torno do veículo.
    Em uma avenida movimentada, com grande circulação de motocicletas pelos chamados corredores, regular o retrovisor de forma adequada pode diminuir as chances de que ocorra um acidente.
      E, para fazer isso, é preciso que, primeiro, você se posicione corretamente no banco do motorista – com os pés alcançando os pedais, os punhos chegando à parte superior do volante ficando levemente flexionados e as costas retas. Feito isso, o retrovisor interno deve ser ajustado de forma que o motorista consiga visualizar a maior parte do vidro traseiro e da via. Mas atenção: o alcance da visibilidade vai depender também da altura do veículo. Se o carro for muito alto, por exemplo, o condutor não conseguirá enxergar se há crianças pequenas atrás. Por isso, é sempre importante olhar em volta antes de entrar no veículo. Já os retrovisores externos devem ser regulados para mostrar mais da via e menos do carro.
   Verifique se os seus retrovisores estão regulados e não se esqueça de sempre sinalizar as suas intenções antes de realizá-las, usando as setas. 
Você é o responsável pela sua segurança!

Fonte: http://www.viverseguronotransito.com.br/