terça-feira, 24 de novembro de 2015

Brigada Militar forma nova turma de oficiais




        A Brigada Militar realizou a formatura de 92 capitães que concluíram o Curso Superior de Polícia Militar na noite de sexta-feira (20/11), no Estádio General Cipriano, em Porto Alegre. Durante dois anos, os formandos receberam ensinamentos e treinamentos para tornarem-se capitães da BM, distribuídos em unidades de policiamento em todo o estado gaúcho.

        O curso é a forma de ingresso na carreira de nível superior do quadro de oficiais do Estado-Maior da Brigada Militar, que é composta pelos postos de capitão, major, tenente-coronel e coronel. Ao término do Curso, os aprovados também receberam o diploma de bacharel em Ciências Militares – Área de Defesa Social.        
     O governador José Ivo Sartori foi paraninfo da turma que capacitada a comandar unidades de policiamento em todo o estado gaúcho. “Este ato, na semana em que a Brigada Militar celebra 178 anos, tem duas dimensões. Uma é a carreira. A outra é a missão de proteger a sociedade em nome do Estado. Sem dúvida, uma das mais nobres e elevadas missões que existem no serviço público”, destacou o governador.

        Para Sartori, os formandos terão sempre no horizonte o ideal elevado de servir ao Rio Grande do Sul e honrar a Brigada Militar. “Sei que a jornada não é fácil, não é simples, não é convencional. Sei que as dificuldades do Estado são grandes. Mas estejam certos: não existem dois lados nessa história. Estamos todos juntos pelo Rio Grande, seja na tarefa de enfrentar a criminalidade, seja na tarefa de recuperar o equilíbrio financeiro do Estado. Nós estamos tomando algumas medidas duras, com um alto preço político. Mas precisamos plantar sementes de mudança”, pontuou em seu discurso.  

        O comandante-geral da Brigada Militar,Coronel Alfeu Freitas Moreira, lembrou as responsabilidades assumidas pelos formandos. "Vocês têm duas importantes missões: serem líderes de sua tropa e perante sua comunidade. Trabalhamos e nos dedicamos para que a Brigada Militar siga sendo essa instituição respeitável, transparente, séria  e indispensável. Vocês são exemplos", salientou o comandante-geral da BM.
A cerimônia contou com a presença da primeira-dama e secretária extraordinária de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, do secretário estadual de Segurança Pública, Wantuir Jacini, e do chefe da Casa Militar, coronel Everton Oltramari. Também acompanharam a solenidade demais autoridades civis e militares e familiares dos formandos. Na ocasião, ocorreram homenagens alusivas ao aniversário de 178 anos da Brigada Militar.

Baile da Espada

Mais tarde, os formandos participaram do Baile da Espada, na Sociedade Ginástica de Porto Alegre (SOGIPA).

Comunicação Social / EMBM
Texto: Clelia Admar / Gabinete Comandante Geral
Foto: Sd Everton Ubal / PM5
Publicação: Est. Caroline Garske / PM5