sexta-feira, 9 de outubro de 2015

OUTUBRO ROSA - NÃO SEJA ALVO DO CÂNCER DE MAMA



       Outubro Rosa é uma campanha criada para chamar a atenção e conscientizar mulheres sobre a prevenção e importância de um diagnóstico precoce do câncer de mama.

    O câncer da mama inicial geralmente é assintomático, ou seja, você não percebe nenhum sintoma ou sinal. Este tipo de câncer é normalmente descoberto em exames (mamografia, ultrassom ou ressonância magnética). Quando o câncer de mama apresenta sintomas é porque já existe um tumor normalmente com mais de um centímetro. Algumas alterações físicas nas mamas podem ser indícios de câncer de mama.

Diagnóstico Precoce

      A realização anual da mamografia para mulheres a partir de 40 anos é muito importante para que a doença seja diagnosticada precocemente. Mulheres com histórico de câncer na família devem iniciar a realização do exame 10 anos antes da idade que a parente tinha ao detectar o tumor. Antes dessa idade, as mulheres devem solicitar ao ginecologista ou ao mastologista a realização do exame clínico das mamas, que é um exame de toque, e fazer exames complementares caso o médico os solicite. 

    Um exemplo é a ultrassom, normalmente aplicado em mulheres mais jovens por terem as mamas mais densas. O autoexame é importante para que você conheça bem o seu corpo e possa perceber com facilidade qualquer alteração nas mamas mencionadas acima. No entanto, ele não substitui o exame realizado pelo médico. Nesse sentido, a mamografia é mais eficaz por detectar nódulos ainda muito pequenos, não perceptíveis pelo toque.


Comunicação Social/EMBM
Texto: DS/ Est. Jéssica Gamarra-PM5
Publicação: Est. Jéssica-PM5