terça-feira, 22 de setembro de 2015

Semana Nacional do Trânsito: seja você a mudança!

SEMANA TRANSITO 18.09.15

       A Semana Nacional do Trânsito 2015,  tem como tema “Década Mundial de Segurança no Trânsito 2011-2020: Seja VOCÊ a mudança no trânsito”. Vamos abrir a semana, apresentando as três das principais causas de acidentes no Brasil: falta de atenção, excesso de velocidade e a mistura entre álcool e direção. Você sabia?
     Esses três fatores estão relacionados a comportamentos imprudentes, ou seja, ações que poderiam ser evitadas. É importante que as pessoas entendam que atitudes individuais podem gerar consequências muito graves para elas mesmas e outras pessoas. Se você dirige o seu veículo falando ou digitando no celular, por exemplo, você assume o risco de provocar um acidente, pois se distrai e diminui o tempo de reação para um evento inesperado, como uma freada brusca do veículo da frente ou uma criança que atravessa a rua correndo. O mesmo vale para o pedestre: se atravessar a rua olhando para o telefone e um carro ou uma moto furar o sinal vermelho, a pessoa não terá nem a chance de evitar o atropelamento.
    Sobre o excesso de velocidade, vale um lembrete: os limites determinados para ruas e estradas não foram escolhidos aleatoriamente. Há um estudo por trás dessa definição, para garantir o melhor aproveitamento da via e também a máxima segurança do condutor. Planeje a sua viagem com antecedência e faça o percurso com calma. Além disso, quando o veículo está em alta velocidade, o controle do motorista sobre ele diminui e um obstáculo, por menor que seja, pode causar um grave acidente.
   Com o endurecimento da Lei Seca, a conscientização sobre a mistura entre álcool e direção tem aumentado. Mas ainda são muitos os casos de acidentes causados por esse motivo ou de condutores multados nas blitze. Voltar para casa com seu próprio carro pode até ser mais cômodo, mas vale mesmo a pena de colocar a sua vida em risco? Se vai sair e consumir bebida alcoólica, escolha alguém para ser o motorista da rodada ou junte os amigos e rache um táxi. Chegue em casa com segurança para ter boas histórias para contar no dia seguinte!
    Quando falamos de trânsito, falamos de vidas. Da sua, da sua família, dos seus amigos. Se você pode evitar um tipo de comportamento e aumentar a sua segurança, por que não? Evite usar o celular no trânsito, respeite os limites da velocidade e não dirija sob efeito de álcool. Seja responsável, faça a sua parte!