segunda-feira, 21 de setembro de 2015

SEMANA FARROUPILHA FOI TRANQUILA NA ÁREA DE AÇÃO DA BM

Foto: Redes Sociais - Pref. Júlio Ruivo


        Na manhã deste domingo (20/09) autoridades locais procederam a extinção da centelha da chama crioula, encerrando os festejos farroupilhas no ano de 2015.

             Durante o evento, o Comandante do 5º R P Mon - Major Joni Alvim de Oliveira - maior autoridade estadual presente, em seu pronunciamento, destacou a participação dos bravos homens e mulheres que participaram da Revolução Farroupilha. Dentre eles, as pessoas que pouco são lembradas, por ocuparem classe social inferior a época. Como a exemplo dos índios e dos negros.

    "Tratar sobre a revolta dos farrapos é problematizar a forma como se arranjavam os interesses regionais dentro de um país de proporções continentais.  Nada que se note estranheza ou diferença, com o cenário atual encontrado por todos nós.
   Encerramos, mais uma semana de festejos farroupilhas, com clima de tranqüilidade e ordem. Tradicionalmente, o povo gaúcho continua enaltecendo o respeito à sua cultura, e preservando valores, tão importantes para a harmonia social.
     Assim, povo Santiaguense, caros gaúchos e gaúchas, permaneçamos unidos, para que os momentos difíceis sejam vencidos.  Que a chama ardente em nossos corações, não se apague, como a centelha da chama crioula todos os anos. 
    Que a coragem e a hospitalidade, marcantes características do povo gaúcho, permaneçam perenes em nossas relações, para que as crianças, que hoje enfeitam esta celebração, e as gerações vindouras, façam de nossas façanhas um modelo a toda Terra."