terça-feira, 1 de setembro de 2015

ÁREA DE AÇÃO DO 5º R P MON APRESENTA ÍNDICES DE CRIMINALIDADE EUROPEUS


       Ao analisar os dados estatísticos referentes as ocorrências atendidas pela BM na região, durante o mês de agosto, o clima de tranquilidade permanece presente.

          Em Santiago (sede do 5º R P Mon), os números apontam para os acidentes de trânsito ( 27 casos) em primeiro lugar. São seguidos dos casos de violência doméstica (20 casos). Em terceira colocação, estão os casos de furto ( 17 casos) e das ocorrências envolvendo tóxicos (15 casos). 

           Os crimes que causam maior temor à sociedade como homicídios, latrocínios, roubos (05 casos), são raros, ou quando ocorrem tratam-se casos pontuais.

            A região também manteve tais índices. Nos outros 09 municípios da área de ação do 5º Regimento, apenas a cidade de Mata, registrou 02 casos de caixas eletrônicos arrombados. Já em municípios como Itacurubi, Unistalda, Nova Esperança do Sul e Jaguari, quase não houve registros de ocorrências.

     Tais índices se assemelham aos registrados na Europa, como trazem os sites http://ec.europa.eu/eurostat/statistics-explained/index.php/Crime_statistics/pt http://www.ehow.com.br/paises-indices-criminalidade-baixos-mundo-lista_5417/. Apesar das diferenças evidentes no sistema de segurança pública adotada, na maioria dos países europeus listados, as dificuldades encontradas pelos órgãos de segurança pública no cumprimento de sua atividade, demonstram que as ações da Brigada Militar e da Polícia Civil, em conjunto ou não, garantem o clima de tranqüilidade em Santiago e na região.

             Sabedores de que os índices de criminalidade interferem direta e indiretamente nos investimentos. Nossa região apresenta dados favoráveis a instalação de empresas, comércio, e serviços em geral.

              Estes resultados, passam evidentemente, pelo trabalho de um efetivo qualificado, disciplinado e imbuído de sua missão.  Exemplo este que garante o sucesso das ações da BM tanto na região, como no Estado. Os estreitos laços entre os órgãos de segurança pública, sem sombra de dúvida,  também garantem o sucesso de todas as ações, sejam preventivas ou repressivas. Haja vista, que a BM e Polícia Civil gaúchas, ocupam o 2º lugar no critério confiabilidade, em pesquisa do Ministério da Justiça.