quarta-feira, 23 de setembro de 2015

5º REGIMENTO COMPLETA 41 ANOS DE HISTÓRIA




No dia 07 de fevereiro de 1975 o 5º Regimento de Polícia Montada foi instalado oficialmente em Santiago, onde fixou sua sede. Já a contar do dia 17 de novembro de 1994, através do Decreto nº 35.648, foi instituído o Patrono da Unidade o Coronel Walter Peracchi Barcellos, quando passou a denominar-se de 5º RPMon - “ Rgt Cel Peracchi”. Hoje está instalado na BR 287, Km 398, tendo como atual Comandante o Major QOEM .

A unidade subordinada ao Comando Regional de Polícia Ostensiva Central é o órgão de execução encarregado pelo cumprimento das missões constitucionais da Brigada Militar, abrangendo os municípios de Santiago, Jaguari, Nova Esperança do Sul, Unistalda, Capão do Cipó, São Vicente do Sul, Mata, Cacequi, São Francisco de Assis e Itacurubi. 

O policiamento ostensivo é desenvolvido com patrulhas Escolares, Comunitárias, Bancárias, Rurais, Comerciais e com o Pelotão Montado e de Operações Especiais, em apoio ao policiamento geral, visando a segurança e a tranquilidade da comunidade regional.

As atividades de policiamento ostensivo, muitas em conjunto com a Polícia Civil, já fizeram grandes apreensões de tóxicos, contrabando, armas e prendeu um dos maiores traficantes da região. Ações que já resultaram em 591 prisões realizadas no primeiro semestre de 2015. Nos últimos dois anos foram apreendidas 16.522,96g de maconha, 924,07g de crack, e 1.157,83g de cocaína. 

Atividades que mantém índices de criminalidade estão sob controle. Raros são os casos de roubos e homicídios. A maior incidência ainda é de acidentes de trânsito, seguidos dos casos de violência doméstica. Certamente, dados que representam um clima de tranquilidade e confiança da comunidade regional na instituição.



Paralelamente ao policiamento ostensivo a unidade desenvolve programas sociais na região, dentre eles o PROERD e o Pelotão da Brigada Mirim, que atende crianças de todas as idades, levando orientações, incentivando a solidariedade e a cidadania.

 


A unidade ainda conta com uma subseção de Comunicação Social, disponibilizando a comunidade um site de notícias atualizado, além de divulgar suas ações nas redes sociais, rádios e jornais, e promover palestras e reuniões comunitárias. 


  
O 5º R P Mon promove também a Copa Salta Santiago de Hipismo, que é etapa da Copa Comandante Geral de Hipismo, e consolidou-se como uma das maiores e melhores competições hípicas do Estado, assim como também sua equipe de hipismo, têm conquistado vitórias em inúmeras competições.


            


        A maior riqueza, por assim dizer, é o serviço prestado pelo seu efetivo. Homens e mulheres qualificados e imbuídos da missão constitucional da Brigada Militar, honrando a história e tradição da unidade. 

      O efetivo tem sido elogiado em todas as operações que participa, dentre elas: Operação Golfinho, Operação Território da Paz e a Copa do Mundo 2014, como jogos na capital do Estado. 

         Por fim, o 5º R P Mon constitui uma fortaleza na região centro-oeste do Estado, daí denominado “Centauro do Vale do Jaguari”, honrando a missão da Brigada Militar e fortalecendo seus laços com a comunidade.

          Para comemorar esta data, o Comando do 5º R P Mon, festejará a data com trabalho. Esta semana intensificará as ações de polícia ostensiva na sua área de ação, com a 2º Edição da operação "Santiago do Boqueirão - Vale do Jaguari". Reforçando o policiamento nas áreas de maior vulnerabilidade, abordando e fiscalizando veículos, pessoas e estabelecimento comerciais.