terça-feira, 18 de agosto de 2015

Cuidados no uso de caixas eletrônicos


01 Não aceite ajuda de pessoas desconhecidas que lhe ofereçam isenção de tarifas e outras vantagens financeiras. Quando necessitar de esclarecimentos, recorra aos funcionários conhecidos ou identificados.

02 Exija que as pessoas atrás de você, na fila, observem os limites das faixas que garantem a privacidade no uso dos caixas eletrônicos. Fique alerta à aproximação de estranhos. Não admita a ação de intrusos ou curiosos quando estiver operando o sistema.

03 Não empreste nem ceda seu cartão magnético, em hipótese alguma. Esteja alerta à presença de pessoas suspeitas no interior da cabina ou nas proximidades.

04 Tome especial cuidado com esbarrões aparentemente acidentais, que o façam temporariamente perder de vista seu cartão magnético. Não saia da agência antes de se certificar de que o cartão que lhe foi devolvido é realmente o seu.

05 Solicite periodicamente extratos da movimentação de suas contas, acompanhando os lançamentos e a correção dos saldos apresentados.

06 Habitue-se a fazer seus saques com cartão em caixas eletrônicos instalados em locais de grande movimento de pessoas. Procure fazê-los durante o dia, preferencialmente no horário comercial.

07 Não acredite em tragédias familiares contadas por estranhos que o abordam nas filas dos bancos, propondo-se a transferir valores para a sua conta, para que possam ser sacados através de seu cartão magnético. É um conto do vigário. Chame a polícia, se o desconhecido insistir.

08 Quando seu cartão for perdido, furtado ou roubado, comunique o fato imediatamente à agência ou às centrais de atendimento de seu banco. Assim você ajudará a prevenir seu uso indevido. Em caso de furto ou roubo de cartão de crédito, registre a ocorrência na delegacia mais próxima.