sexta-feira, 14 de agosto de 2015

COMERCIANTE ESTEJA ATENTO !

        Uma das principais dicas para segurança em estabelecimentos comerciais, embora não seja garantia de impedimento para bandidos, são os sistemas de vigilância por câmeras. Esse tipo de ferramenta pelo menos inibe, principalmente nos casos de furtos. Além disso, outra possibilidade é colocar espelhos no interior da loja, de forma que seja possível observar toda a movimentação.
       Procure colocar produtos caros perto da entrada e saída do estabelecimento e tenha mais atenção com pessoas portando mochilas, bolsas ou roupas como casacos. No entanto, vale ressaltar que é preciso apenas reforçar atenção e não encarar pessoas com esses acessórios já como criminosos.
     Outra dica é realizar com frequência a conferência de estoque.  Levanter o máximo de informações sobre funcionários antes de contratá-los. Evite também, guardar muito dinheiro no interior da loja, mantendo apenas o que for necessário para aquele dia. 
    Caso precise contar dinheiro, faça isso em local reservado. Lembre-se a ocasião faz o ladrão.
    Evite também ficar sozinho ou deixar funcionário sozinho, principalmente nos horários próximos ao fechamento do estabelecimento. Quando for fechar o comércio, verifique todos os compartimentos e certifique-se em trancar todas as portas e fechaduras. Se possível, utilize também sistema de alarme, pois em caso de invasão, ele irá assustar os bandidos.

    Fique atento a funcionários prestadores de serviços, tanto particulares como públicos, sempre peça a identificação, pois marginais podem se passar por esses tipos de profissionais.

    Caso ocorra a invasão no estabelecimento, tenha calma e oriente os funcionários e clientes que também fiquem tranquilos, inclusive aos meliantes se preciso. Faça movimentos devagar, fale baixo e não olhe para eles diretamente. Só responda o que lhe perguntarem, evite negar algum pedido e principalmente não tente reação ou fuga.

   Se houver uma ocorrência, avise imediatamente a polícia e passe o máximo de informações que puder sobre os indivíduos, características, armas, veículos utilizados.

    Ilumine bem a entrada com luzes fortes e focadas.

   Tenha disponíveis telefones úteis como da polícia militar e civil, bombeiros e forneça aos clientes os dados da delegacia mais próxima, para efetuarem o boletim de ocorrência.

   Localize o caixa longe da porta e evite o acúmulo de dinheiro tanto no caixa, como no escritório.