terça-feira, 18 de agosto de 2015

Cidadania e clareza na comunicação para melhor convivência no trânsito!

 Por: 

     Amanhã é o Dia do Ciclista (19/8). Você, condutor, reconhece os sinais de quem anda de bicicleta em uma via de trânsito?
    Para conversões à direita ou esquerda, motoristas e motociclistas “dão” a seta. Ao frearem, as lanternas traseiras acendem na cor vermelha. E na bicicleta? Sem acessórios, os ciclistas sinalizam aos outros condutores com os braços: a parada com a mão espalmada à frente e as conversões com o próprio braço.
   Os ciclistas são submetidos ao mesmo Código Nacional do Trânsito e, para que a convivência seja pacífica nas vias compartilhadas com veículos e motocicletas, é preciso que haja clareza nesta comunicação, além do respeito à sinalização e o exercício da cidadania, itens vitais para a manutenção da segurança do ciclista.
    “Se você está de bicicleta, perceba se o motorista está lhe vendo. A sinaleira ou a buzina também ajuda nessa comunicação. Esse é, por sinal, um equipamento obrigatório para quem pedala”, afirma José Aurélio Ramalho, do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).
    É importante saber que a preferencial é sempre do ciclista. 
       Atenção, motorista! Ao se deparar com alguns dos sinais de braço do ciclista, reduza a velocidade. E a você, ciclista, parabéns e aproveite as nossas dicas e o seu dia!