terça-feira, 11 de agosto de 2015

Bicicleta também é veículo. Contagem regressiva para o Dia do Ciclista!

Escolinha de Trânsito do 5º R P Mon
       No dia 19 de agosto comemoramos o Dia Nacional do Ciclista, e em alusão à data, faremos posts especiais relacionados ao tema ao longo do mês.
       No Brasil já somos 70 milhões de ciclistas e o terceiro país em produção mundial. A bicicleta é o meio de transporte mais ecológico que existe e ganha cada vez mais adeptos conscientes em relação à qualidade de vida e ao meio ambiente. Por definição do Código Brasileiro de Trânsito, a bicicleta é um “veículo de propulsão humana, dotado de duas rodas”. Isto significa que, ao comprar uma bicicleta, todos devem estar conscientes de que há regras e cuidados que precisam ser compartilhados, inclusive com as crianças já desde cedo.
    “A maioria dos pais levam seus filhos para andar de bicicleta em parques e praças, ou seja, onde não há muita regra a ser cumprida, mas o ideal é que já comecem a conversar com as crianças sobre a importância da divisão do espaço das bikes com os pedestres, da questão da mão de direção e da importância do cuidado com os idosos ou mesmo outras crianças. Nesse momento, é que as crianças começam a entender a questão do compartilhamento do espaço público”, afirma José Aurélio Ramalho, do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).
    É importante termos a consciência de que é dever do motorista zelar pela segurança dos veículos menores e também dos pedestres. Como a bicicleta é o menor veículo em trânsito, ela corre mais riscos e deve sempre receber proteção dos outros veículos. Por isso, o motorista deve dar preferência ao ciclista em conversões e outras manobras nas vias, e em nenhuma circunstância deve pressionar, ameaçar ou tirar fino do ciclista. Além de estar cometendo infrações de trânsito, essas atitudes ainda colocam vidas em risco.