segunda-feira, 8 de junho de 2015

Brigada Militar estabelece meta de redução de crimes no Estado


   
   O Comando-Geral da Brigada Militar (BM) apresentou, nesta quarta-feira (3), a metodologia que vem sendo utilizada pela corporação para reduzir a criminalidade no Estado. A meta estabelecida é diminuir em 4% os índices criminais até o final de 2015.

   Os resultados da estratégia adotada pela BM nos 19 municípios que concentram o maior número de crimes contra a vida e o patrimônio foram apresentados e discutidos pelo Comando da BM, o secretário da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Wantuir Jacini, e representantes de comandos regionais, na sede da corporação, no Centro de Porto Alegre.

   O foco são os crimes de maior crescimento e impacto social, como roubos a pedestres, a veículos, a instituições comerciais e financeiras, a transporte público, sequestros, latrocínios e homicídios dolosos.

    De acordo com o comandante-geral da BM, coronel Alfeu Freitas Moreira, o método de acompanhamento diário das ocorrências, com compartilhamento das melhores estratégias utilizadas em cada cidade, vem sendo realizado desde o início deste ano. A partir daí, o Comando-Geral da BM e os comandos regionais passaram a ter reuniões mensais para avaliar os resultados e partilhar as ferramentas adotadas e que estão produzindo resultados positivos. "O certo é que a BM está fazendo a sua parte, centrando a atuação no policiamento ostensivo, visando à segurança da comunidade", avaliou o coronel Freitas.

   Dos grupos criminais priorizados, 85% das ocorrências concentram-se em apenas 19 municípios do Estado: Porto Alegre, Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Esteio, Gravataí, Sapucaia do Sul, Viamão, Santa Maria, Passo Fundo, Caxias do Sul, Pelotas, Rio Grande, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Bento Gonçalves, Uruguaiana, Campo Bom e Guaíba.

   Estiveram presentes, além da cúpula da BM, os comandantes do CRPO Central, CRPO Planalto, CRPO Sul, CRPO Serra, CRPO VRS, do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) e Comando de Policiamento da Capital (CPC).

GABINETE DO COMANDANTE-GERAL 
Assessoria de Imprensa 
Clelia Admar (51) 3288-2767 (51) 8501-6549 
Fotos: Sgt Juarez Pereira - PM5