terça-feira, 16 de junho de 2015

BM testa carros híbridos

Fotos/Matéria: Jornal o Sul




     A Brigada Militar recebeu hoje um Toyota Prius para sua frota de policiamento e segurança na região de Porto Alegre. A iniciativa é fruto de parceria entre a Toyota do Brasil e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, e visa estimular o uso de veículos capazes de contribuir com a redução de impactos ambientais, ao passo que a sua utilização também serve como importante vitrine para disseminar a tecnologia híbrida no Brasil. O Prius será utilizado por será usado tanto em operações quanto no policiamento ostensivo pelo 9º BPM, responsável pela segurança na área central de Porto Alegre até junho de 2016.

      Em cerimônia oficial que contou com a presença do governador do Estado do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, e autoridades, além de executivos da Toyota do Brasil, foi assinado contrato de comodato para entrega do Prius, já caracterizado com as cores da Brigada Militar gaúcha.

        A iniciativa marca os dez anos da instalação do Centro de Distribuição da Toyota em Guaíba (RS). De acordo com o gerente sênior de assuntos governamentais da Toyota, Roberto Matarazzo Braun, a unidade em Guaíba é parte importante do sucesso da empresa no Brasil – foram 195 mil veículos produzidos em 2014, um incremento de 11% sobre a comercialização de 2013. A partir do RS, assinalou, foram distribuídos cerca de 56 mil veículos dos modelos Hilux e SW4 a 198 concessionária no país. “Nesses dez anos, podemos comprovar a qualidade da mão de obra, o apoio do governo do Estado e do município”, destacou Braun. Desde 2013, a Toyota instala protetores de caçamba na Hilux, importada da Argentina. A iniciativa integra a estratégia de investimento contínuo da marca no RS.

O Toyota Prius

      Lançado em 1997, o Prius é o híbrido de maior sucesso da história, com 4,7 milhões de unidades comercializadas, o que representa 66% dos mais de 7 milhões de veículos com essa tecnologia comercializados pela Toyota neste período. Entre os diferenciais do modelo que já teve 442 unidades comercializadas no Brasil estão os motores a gasolina e elétrico. Através do sistema Toyota Hybrid Synergy Drive, o veículo alia tecnologia avançada e responsabilidade ambiental, já que os motores são capazes de criar um sistema mais leve e compacto, com melhor funcionamento a baixas temperaturas, menor consumo de combustíveis e baixos níveis de emissões de gases poluentes.
  
      A bateria híbrida atua como acumulador energético, responsável pelo armazenamento da energia excedente gerada pela desaceleração ou pelo acionamento dos freios, para utilização posterior na aceleração do automóvel. Graças a esse sistema, reduz-se o consumo de gasolina e aumenta-se a vida útil dos discos e das pastilhas de freios.

O Prius no Brasil

     No Brasil, a Toyota passou a vender o modelo Prius em janeiro de 2013 e, desde então, 442 unidades foram negociadas. Além disso, a marca japonesa tem realizado um intenso trabalho de disseminação da tecnologia híbrida no país, por meio de parcerias com diversos organismos governamentais e privados. Entre essas parcerias, destacam-se o programa de táxis híbridos na cidade de São Paulo e a utilização do Prius pelo Detran e pelap.