quinta-feira, 21 de maio de 2015

PALAVRAS DO NOVO COMANDANTE DO 5º R P MON

 
      Em suas palavras iniciais como novo comandante do 5º R P Mon o Major Joni Alvim de Oliveira traz uma síntese das ações que permearão sua gestão.

     " Buscaremos, naturalmente, cumprir a missão institucional da BM, atuando proativamente, atendendo as demandas e necessidades de segurança pública na região de abrangência da unidade. O foco principal, será aumentar a presença da BM, principalmente dando maior ostensividade às ações policiais. Precisamos agir não só de forma repressiva, mas também  preventivamente.

               Também é objetivo atingir as metas traçadas pelo Comando Geral e Comando Regional. Metas que surgem do planejamento estratégico, após análise dos índices de criminalidade em nossa região. Para tanto, é precípua a participação de todos. A integração entre polícia e comunidade é fundamental para que tenhamos êxito em nossas ações. Da mesma forma, o apoio de outros órgãos de segurança pública e órgãos públicos, é fundamental.

              É notório que para  conquistarmos o respeito da comunidade em que estamos inseridos, assume papel importante a orientação e qualificação do efetivo. É respeitando a dignidade da pessoa humana  que reforçaremos os laços de confiança, entre a BM e a comunidade regional. Ações que serão firmadas sob dois pilares fundamentais: o respeito a lei e a aplicação da técnica policial.

            Dentre outras diretrizes, é objetivo a manutenção de uma gestão eficiente de recursos humanos, com base na hierarquia e disciplina. Incentivando um clima de convivência harmoniosa e de camaradagem entre os policiais militares.  Tal gestão também priorizará  o preparo técnico e profissional dos valorosos homens e mulheres que compõem o 5º R P Mon. Sem dúvida um grupo bem treinado, motivado e reconhecido, são ingredientes fundamentais para o sucesso de nossas ações. Ingressei na BM em 1984 como soldado, passando pelas graduações de cabo e sargento, e sei quão grande são as dificuldades enfrentadas. São épocas diferentes, todavia, o desejo de honrar com missão a mim delegada é o mesmo.

               Como costumo frisar: o maior patrimônio de uma instituição pública como a BM é o seu efetivo. Daí a necessidade da valorização destas pessoas que materializam as ações da BM,  na área de ação do 5º Regimento. É a dedicação exclusiva, 24hs por dia, todos os dias do ano, que faz de nossa região um lugar seguro para viver. Apesar das dificuldades, estaremos sempre a postos para atender as demandas da sociedade, honrando o que juramos à sociedade gaúcha: protegê-la mesmo com o risco da própria vida.

           Reforçamos a importância de participação de todos. Já define nossa lei maior - Constituição Federal de 1988 - Que a segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos. Exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

              Ao Ten. Cel Ney agradeço a receptividade e os ensinamentos. Oxalá possamos dar continuidade ao brilhante trabalho que realizou na área do 5º R P Mon, durante cinco anos de sua gestão.

                 Agradeço também neste momento único e especial em minha vida profissional, em primeiro lugar ao grande arquiteto do universo, Deus, por proporcionar-me mais este desafio. Também aos meus pais, por terem mostrado-me sempre o caminho do bem. Ainda ao Exmº Sr. Cel Alfeu Freitas Moreira - Comandante Geral da BM e ao  Comandante Regional de Polkícia Ostensiva Cel Worney, pela confiança em mim depositada. Com certeza é uma rnorme honra assumir o Comando de uma unidade de tamanha importância para região e par o Estado.

            Por fim, cito as palavras do estadista Benjamim Franklin: O teu êxito depende muitas vezes das pessoas que te rodeiam."

MUITO OBRIGADO.