terça-feira, 14 de abril de 2015

Já ouviu falar em ecodriving? Conheça uma forma de condução mais consciente


           Adotar hábitos de condução mais eficientes, ecológicos e seguros faz com que o condutor aproveite o melhor da capacidade dos veículos, otimiza os consumos, reduz a poluição e o ruído e, consequentemente, contribui para a diminuição do número de acidentes rodoviários. Essa forma mais consciente de direção tem o nome de ecodriving ou eco-condução, em português.
Para quem deseja adotar esse comportamento no dia a dia, há algumas regrinhas básicas:

- Ligue o motor do carro somente quando for efetivamente sair e desligue quando ficar parado por mais de um minuto;
- Planeje a sua rota e preveja o fluxo de trânsito, uma vez que ajuda a evitar voltas desnecessárias e gasto de combustível;
- Obedeça ao limite de velocidade das vias, pois também economiza combustível, além de ser uma medida importante de segurança;
- Utilize o ar condicionado apenas quando for realmente necessário;
- Verifique a pressão dos pneus, pelo menos, uma vez por mês. Um pneu descalibrado pode ser o responsável pelo aumento do consumo de combustível devido à resistência ao rolamento e também pode causar acidentes.
       O ecodriving gera uma série de benefícios como a redução de custos com a manutenção do veículo, a diminuição das emissões de CO2, gera menos estresse durante a condução e diminui o risco de acidentes, considerando que os casos de acelerações bruscas e travagens são menores.
Adote esta iniciativa e seja um condutor mais consciente!