quarta-feira, 8 de abril de 2015

EM SANTIAGO- ADOLESCENTE É ENCONTRADO EM COMA ALCOÓLICO


      As 18h e 20min de ontem uma guarnição compareceu na Rua Bento Gonçalves, bairro Gaspar Dutra, onde segundo informações, jovens estriam bebendo e promovendo algazarra, na praça do ginasião. No local, os policiais encontraram três adolescentes, um deles com 16 anos em estado de coma alcoólico. Ele foi socorrido pelo SAMU e encaminhado ao pronto socorro municipal. O Conselho Tutelar foi acionado e acompanhou os procedimentos policiais. Não foi possível apurar a responsabilidade sobre a venda da bebida alcoólica aos adolescentes.



SAIBA MAIS SOBRE O TEMA

     Acontece quando a pessoa bebe álcool em excesso. O organismo tem uma capacidade limitada de metabolizar essa substância. Quando esse limite é superado, as funções vitais do corpo são afetadas, uma situação que pode levar à morte.
    A quantidade de álcool necessária para uma pessoa entrar em coma varia de acordo com o sexo e o peso de cada um. Antes de entrar em coma, a pessoa já apresenta sinais acentuados de embriaguez, como comportamento agressivo, confusão e agitação, olhos vermelhos, dificuldade de falar, falta de coordenação motora e sono, entre outros.

Como agir:

Chame socorro
- Verifique o pulso da vítima
- Coloque-a deitada de lado, para que ela não aspire o próprio vômito
- Afrouxe roupas e acessórios
- Se a vítima entrar em parada cardíaca, aplicar a respiração boca a boca até a chegada 
do atendimento

Como prevenir:

- O coma alcoólico está ligado ao abuso do consumo de álcool, que, se recorrente, pode dar origem a uma doença crônica, o alcoolismo
- O abuso do álcool por adolescentes é cada vez mais comum, por isso é necessário um trabalho conjunto entre pais e escola para conscientizar os jovens do perigo dessa droga lícita
- Converse com seus filhos sobre o perigo do abuso do álcool e suas conseqüências
- Dê o exemplo em casa, evitando beber em excesso
- Fique atento aos primeiros sinais de abuso e procure acompanhamento médico.