terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Secretaria da Justiça e BM se reúnem para discutir expansão de parceria no Programa de Prevenção às drogas


            A parceria entre a Secretaria da Justiça e Direitos Humanos e a Brigada Militar para a execução do Programa Nacional de Prevenção às Drogas e à Violência (Proerd) será mantida e ampliada. A garantia foi dada nesta segunda-feira (9), pelo titular da SJDH, César Faccioli, ao comandante-geral da Brigada Militar, coronel Alfeu Freitas Moreira, após apresentação dos resultados do programa no Estado.  

        O Programa Nacional de Prevenção às Drogas e à Violência- Proerd - está em execução no Estado, pela Brigada Militar, há 15 anos. Por meio dele policiais militares atuam em escolas públicas e privadas orientando a comunidade sobre os riscos  provocados pelo uso de drogas. Até o ano passado mais de 1 milhão de estudantes de praticamente todos os municípios foram atingidos pelo programa. São estudantes de educação infantil, anos iniciais e de 5ª e 7ª séries, além de pais e comunidade onde a escola está situada.

         O titular da SJDH, Cesar Faccioli disse que pretende expandir a participação da SJDH no projeto e articular para que outros setores do Governo integrem o programa. O Secretário acrescentou que irá em busca de novos parceiros financeiros, como ONGs, empresas privadas e demais instituições da sociedade civil, para esse trabalho. A Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos participa do programa desde 2011 na  realização de seminários e "workshops" de capacitação sobre prevenção ao uso de drogas.

      O comandante-geral Alfeu Freitas Moreira destacou a importância do encontro e lembrou que a BM sempre é chamada depois do fato ocorrido. “Queremos atuar em todas as etapas, principalmente na prevenção. E com o apoio da Secretaria certamente nosso trabalho será ampliado e qualificado”. 

       Somente em 2014, o Programa atendeu mais de um milhão de crianças e jovens, aproximadamente 10% da população gaúcha.

       Durante a apresentação dos resultados do PROERD no Estado, no QG da Brigada Militar, participaram, além do secretário César Faccioli e do comandante-geral da Brigada Militar, coronel Alfeu Freitas Moreira, diretores da SJDH e o Coordenador do programa, major Cilon Freitas da Silva.

GABINETE DO COMANDANTE-GERAL
Assessoria de Imprensa
Texto:SJDH/Clelia Admar
Fotos:Sgt Luciano Evangelista-PM5/BM