quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Novas atualizações do Programa AVANTE


                  Janeiro foi um mês de importantes avanços nas frentes de trabalho relacionadas ao Programa AVANTE, visando, acima de tudo, a melhoria nos serviços prestados à comunidade gaúcha através do exercício da gestão por resultados.

               Com a divulgação dos resultados de novembro e dezembro de 2014, em meados de janeiro de 2015, a equipe de consultores da FALCONI iniciou uma série de visitas às Unidades que, nestes dois meses analisados, apresentaram algum tipo de desvio em relação às metas estabelecidas para os grupos criminais priorizados e atendimento a emergências (este último no CPC).

            Estas visitas tiveram como objetivo a transferência, na prática, do conhecimento no Método e na dinâmica de análise de resultados e desvios. Mais do que isso, os encontros se mostraram muito oportunos para que a Consultoria conhecesse melhor a realidade de cada Unidade e seus demais escalões gerenciais e operacionais, os quais serão responsáveis, tanto quanto seus Comandantes, por alcançar os resultados desejados.

           A dinâmica destas reuniões junto aos Batalhões, chamadas Reuniões Operacionais, baseia-se na reflexão do Comandante e sua equipe em relação a cada uma das sete metas propostas, buscando entender, principalmente, onde (dias, turnos, bairros, logradouros, etc.) e por que (causas fundamentais) as metas não foram atingidas para, enfim, propor novas medidas que auxiliem a reduzir os índices mais latentes.
Na sequência, foram realizadas as reuniões de nível regional, chamadas Reuniões Táticas, nas sedes do CPC e CPM, onde aqueles OPMs que mais desviaram puderam apresentar suas reflexões e contramedidas ao Cmt do CRPO.

         Para completar a dinâmica de governança estabelecida, os Comandantes envolvidos, sejam eles regionais ou dos OPMs, participaram, no dia 28/01, junto ao Comando da Brigada Militar, de um encontro para ratificar as metas de redução de 9,5% dos índices de criminalidade priorizados, até dezembro de 2015.
Ciente das dificuldades que se aproximam neste horizonte de curto prazo, trabalhar com gestão e foco naquilo que efetivamente gera resultado se torna ainda mais relevante. Desta forma, esta rotina deverá ser intensificada nos próximos meses.

    O Comando da Brigada Militar e a comunidade gaúcha contam com o comprometimento e a dedicação de cada um dos senhores para que, juntos, possamos alcançar nossos objetivos e sonhos.