quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Brigada Militar celebra 177 anos e realiza formatura de 536 sargentos

       


        O aniversário de 177 anos da Brigada Militar foi celebrado na terça-feira (18) com os atos de formatura do Curso Técnico em Segurança Pública (CTSP) e entrega de medalhas. Na solenidade, realizada no complexo do Departamento de Ensino, em Porto Alegre, formaram-se 536 sargentos, sendo 336 de polícia ostensiva e 200 de bombeiros, que em breve retornarão para suas unidades de origem em todo o RS.

        O ato também prestou homenagens com a entrega de medalhas a militares que se destacaram por sua atuação nas atividades da Brigada Militar e também a civis em reconhecimento pelo apoio às ações da Corporação.

        O comandante-geral da BM, coronel Silanus Serenito de Oliveira Mello, disse que a comemoração de 177 anos de serviços prestados pela BM foi especial, uma vez que o ano de 2014 foi repleto de grandes realizações. "A postura dos nossos homens e mulheres na Copa do Mundo, que se tornou referência nacional e internacional, nos enche de orgulho, e todo o reconhecimento a esses policiais militares será pequeno diante de sua atuação neste evento que ficará para a história da BM e do Rio Grande do Sul", parabenizou o oficial.

        Airton Michels, secretário da Segurança Pública, disse que, nos últimos anos, "a Brigada Militar tornou-se uma instituição modelo na forma como desenvolve políticas públicas que têm melhorado a prestação de serviços à população, representando um avanço civilizatório muito grande para toda a população gaúcha", destacou.  

        Outro fato lembrado pelo comandante-geral são os dados publicados recentemente pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública, onde a Brigada Militar aparece como a polícia militar que tem os melhores índices de confiabilidade da população (62%), e o RS aparece como o quarto estado mais seguro do Brasil. "Esses índices são fruto do trabalho de todos os nossos servidores, e colocam sobre toda a instituição uma responsabilidade ainda maior, de manter a qualidade desse serviço tão complexo que é a segurança pública", frisou.

        Prestigiaram também a solenidade o ex-governador Olívio Dutra, o chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sul, general-de-brigada Luciano José Penna, o presidente da Câmara de Vereadores da capital, professor Garcia, representando o  presidente do Tribunal de Justiça Militar, o juiz coronel Fábio Duarte Fernandes, o deputado estadual Rodrigo Santini, o chefe da Policia de Rivera, inspetor-general Eriberto Cabrera, entre outras autoridades civis e militares.

GABINETE DO COMANDANTE-GERAL
Texto: Sargento Sabrina Ribas
Fotos: Equipe PM5 (Sargento Luciano Evangelista, soldados Robson Alves e Rodrigo Ziebell)