quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Brigada Militar realiza ações para modernização da gestão

Uma das diretrizes de trabalho estabelecidas pelo Comando-Geral ao assumir a frente da Brigada Militar, em fevereiro de 2013, foi a qualificação da gestão. Desde então, uma série de medidas foi tomada para identificar as necessidades de ajustes e encaminhar propostas de melhorias em diferentes processos que envolvam a Corporação, inseridas no Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP).

        Na manhã de segunda-feira (11), a Falconi Consultores de Resultado apresentou ao Comando-Geral o andamento das frentes de trabalho que estão sendo desenvolvidas: indicadores de desempenho, análise de processos críticos e estruturação para planejamento e acompanhamento de processos estratégicos.   

        Para a análise dos indicadores de desempenho, foi formado um Grupo de Trabalho (GT) que integra consultores da empresa e oficiais de diferentes Comandos e Unidades da BM. Esse GT mantém encontros semanais buscando encontrar a métrica que melhor representa o papel da Brigada Militar na sociedade, sobre a qual serão definidas metas de desempenho.

        O panorama foi apresentado pelo líder do projeto junto à BM, Alessandro Albiero, da Falconi, ao comandante-geral da BM, coronel Fábio Duarte Fernandes, ao subcomandante-geral, coronel Silanus Mello, entre outros oficiais e integrantes da consultoria.

        Foram apresentadas algumas análises para a otimização dos processos de compras e do atendimento dos cidadãos via 190. No encontro também buscou-se a redefinição de alguns índices de criminalidade prioritários que irão orientar os objetivos e medidas do Comando Geral, além de discutidas algumas propostas que devem estar alinhadas com os objetivos e medidas do Comando.

        Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade

        Essas ações fazem parte de uma das frentes de trabalho para a modernização da gestão do Governo do Estado, que envolvem instituições como a Brigada Militar, Polícia Civil, Secretaria da Saúde, Tesouro do Estado, Instituto de Previdência e Secretaria da Segurança Pública.


GABINETE DO COMANDANTE-GERAL
Texto: Sargento Sabrina Ribas
Fotos: Sargento Luciano Evangelista- PM5